19 de abril de 2024 Atualizado 11:20

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Campinas terá mais 44 leitos de enfermaria e dez de UTI Covid ainda nesta semana

Cidade tem nesta segunda 327 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular, mas 300 estão ocupados

Por Milton Paes

08 de março de 2021, às 17h44

Campinas terá neste começo de semana mais 44 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 na cidade. Segundo a Rede Mario Gatti, nesta segunda-feira (8) estão sendo abertos 24 leitos de enfermaria Covid na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anchieta Metropolitana.

No Hospital Metropolitano, entre esta segunda-feira e terça-feira (9), serão abertos 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria. Os novos leitos serão para pacientes transferidos de outras unidades da Rede Mario Gatti. O processo será feito progressivamente, de acordo com a necessidade e condição dos pacientes.

A Rede Mario Gatti administra os hospitais Mário Gatti, Ouro Verde, unidades de Pronto Atendimento e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O Hospital Metropolitano, que foi requisitado administrativamente por meio de decreto da Prefeitura de Campinas, na semana passada, também está sendo administrado pela mesma rede.

Desde a última quinta-feira (4), já estão em operação sete leitos de observação do gripário, espaço exclusivo para o atendimento de pessoas com sintomas gripais e que foi transferido do Mário Gatti para o Metropolitano. A prefeitura informou ainda que, no prazo de uma a duas semanas, serão abertos mais 28 leitos de enfermaria Covid-19 no Hospital Ouro Verde.

A administração municipal reiterou mais uma vez que é fundamental a colaboração da população evitando aglomerações, usando máscara, higienizando das mãos e usando de álcool em gel para reduzir a contaminação.

AME
O governo do Estado de São Paulo anunciou na tarde desta segunda-feira a abertura de 11 hospitais de campanha em São Paulo, com um total de 280 leitos, sendo 140 de UTI. Em Campinas, ele irá funcionar no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), no Parque Itália. O Estado ainda não confirmou o número dos novos leitos no local. A instalação ocorrerá até o final de março

Ocupação de leitos
Campinas conta nesta segunda com 327 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular. Deste total, 300 estão ocupados, o que corresponde a 91,74%. Há 27 leitos livres somando as redes pública e particular.

No SUS Municipal são 119 leitos, dos quais 116 estão ocupados, o que equivale a 97,48%. Há 3 leitos livres, os 3 leitos a mais foram abertos no Hospital Samaritano.

No SUS Estadual são 30 leitos, dos quais 28 estão ocupados, o que corresponde a 93,33%, enquanto que, na rede particular, são 178 leitos, dos quais 156 estão ocupados, o que equivale a 87,64%.

Publicidade