20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Campinas suspende todas as cirurgias eletivas na rede privada e pode decretar lockdown

Lockdown é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais

Por Milton Paes

15 de março de 2021, às 18h26 • Última atualização em 15 de março de 2021, às 18h54

Reunião do prefeito Dário Saadi com representantes de hospitais - Foto: Adriano Rosa - Prefeitura de Campinas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), avalia a possibilidade de decretar lockdown na cidade como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), que atingiu nesta segunda-feira (15) 100% de ocupação em leitos de UTI Covid na rede pública.

Saadi anunciou na tarde desta segunda a suspensão de cirurgias eletivas em hospitais privados, em razão do agravamento da pandemia. A medida deve valer a partir da quarta-feira (17).

As cirurgias oncológicas e cardiológicas estão mantidas. Uma comissão interna de cada hospital vai avaliar cirurgias consideradas essenciais. Na rede pública municipal, as cirurgias eletivas já estavam suspensas.

A decisão foi tomada durante reunião da prefeitura com representantes de hospitais públicos e privados, com exceção do Hospital de Clínicas da Unicamp, cuja direção foi convidada, mas não compareceu, e de planos de saúde.

O endurecimento de medidas restritivas na cidade, como o lockdown, também foi discutido. Uma força-tarefa, montada entre os participantes da reunião, vai avaliar a situação da pandemia dia a dia e as dificuldades no atendimento à população. Todos foram unânimes em reconhecer o momento gravíssimo da pandemia.

Dário Saadi deve se reunir, virtualmente, nesta terça-feira (15) pela manhã com os prefeitos de cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) para discutir as medidas mais restritivas.

O prefeito cobrou agilidade do Governo do Estado para disponibilizar os 20 leitos de UTI no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), já anunciados pelo Palácio dos Bandeirantes, e a urgente ampliação de leitos de UTI e de enfermaria no HC da Unicamp.

Além do prefeito, participaram da reunião o secretário de Saúde, Lair Zambon; o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni; a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea von Zuben; a diretora de Saúde, Deise Hadich; presidentes e superintendentes de 12 hospitais privados e de planos de saúde.

O lockdown é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais. Se um governante impõe um lockdown, a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.

Publicidade