19 de abril de 2024 Atualizado 16:31

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Campinas

Campinas confirma primeiro caso de variante do novo coronavírus

Paciente é uma mulher de 78 anos que chegou em Campinas em 14 de janeiro, vinda de um voo direto de Manaus (AM)

Por Marina Zanaki

15 de fevereiro de 2021, às 16h38 • Última atualização em 15 de fevereiro de 2021, às 16h48

Estudo já entrevistou 150 pacientes que foram internados na UTI pelo coronavírus - Foto: Background photo created by wirestock - www.freepik.com

Campinas identificou o primeiro caso de variante do novo coronavírus (Covid-19). A paciente é uma idosa de 78 anos que veio de um voo direto de Manaus (AM) no dia 14 de janeiro já com sintomas da doença. Segundo a Prefeitura de Campinas, não há registro que ela tenha transmitido o vírus a outras pessoas da cidade.

O caso foi identificado imediatamente como uma suspeita pelas autoridades de saúde do Aeroporto de Viracopos, onde ela desembarcou. Os passageiros próximos à idosa e suas duas filhas foram monitorados.

Ao chegar na cidade, a paciente foi encaminhada para uma unidade de saúde e depois internada em um hospital particular, onde permaneceu até 25 de janeiro.

“Até terminar o período de contágio, ela não circulou pela cidade, o que facilitou o monitoramento e controle do caso”, disse a Secretaria de Saúde.

Depois de receber alta, a paciente partiu da cidade. A idosa não é residente em Campinas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o resultado do exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz saiu neste final de semana.

“Importante ressaltar que todos os protocolos foram seguidos e não há, até o momento, outros casos da nova variante registrados na cidade. O sistema de vigilância epidemiológica está atento para identificação desta variante em casos de pacientes residentes em Campinas”, garantiu a pasta municipal.

Na RPT (Região do Polo Têxtil), nenhuma cidade registrou caso positivo de variantes do coronavírus até o momento.

Além de Campinas, três cidades do interior confirmaram casos de mutação da Covid-19. A variante brasileira, que teve origem em Manaus, contabiliza 25 casos no Estado de São Paulo.

Em Araraquara, a prefeitura decretou lockdown por 15 dias depois de detectar duas variantes do vírus – a de Manaus e a do Reino Unido – em 11 pacientes.

A Prefeitura de Jaú confirmou a variante de Manaus em amostras de três pacientes, e um caso da variante também foi registrado em Águas de Lindoia.

Publicidade