29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Campinas abre agendamento para vacinar gestantes da área da saúde

São 300 vagas disponíveis para gestantes, puérperas e lactantes que trabalham na área da saúde

Por Milton Paes

04 de maio de 2021, às 20h42 • Última atualização em 04 de maio de 2021, às 20h43

A Prefeitura de Campinas abriu na tarde desta terça-feira (4) o agendamento da vacinação para Covid-19 para gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias de pós-parto) e lactantes que trabalham na área da saúde.

A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo site, ou pelo telefone 160. São 300 vagas para esse público. O atendimento será exclusivo no Centro de Imunização Noroeste (antigo prédio da NAED Noroeste) a partir desta quarta-feira (5). O Naed fica na rua Augusta Parreira Belinteni, s/nº (em frente ao número 240), na Vila Castelo Branco.

Segundo a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea von Zuben, evidências científicas têm demonstrado que a gestação e puerpério são fatores de risco para desfechos desfavoráveis da Covid-19, tanto no que diz respeito ao risco de hospitalização e óbito.

“Por isso, a importância da vacinação já que as vacinas de plataformas de vírus inativado já são utilizadas e são seguras para esta população”” reitera.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

No grupo de trabalhadoras de saúde estão incluídas aquelas que têm graduação ou curso técnico na área e mulheres que trabalham no setor da saúde, mas não necessariamente têm uma formação no setor.

Podem atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, drogarias, farmácias entre outros. A categoria de trabalhadoras de saúde inclui recepcionistas de serviços de saúde, trabalhadoras da limpeza e lavanderias de serviços de saúde, cozinheiras de serviços de saúde, balconistas de farmácias, drogarias, entre outros.

No dia marcado é obrigatório apresentar o comprovante de agendamento impresso ou salvo como imagem em seu celular, apresentar cartão de pré-natal (caderneta da gestante) e documento oficial com foto.

Para profissionais de saúde, aqueles que têm uma graduação ou curso técnico na área, é necessário apresentar o registro no conselho de classe e/ou outro comprovante de trabalho como profissional de saúde.

Séries, filmes, games, quadrinhos: conheça o Estúdio 52.

Já na categoria de trabalhadoras de saúde, é preciso levar um comprovante de trabalho no setor. Pode ser contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços, holerite, crachá (desde que contenha minimamente as informações: nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa, cargo ou função), declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa com a ciência de que responde civil e criminalmente, caso haja prestação de informações não verdadeiras.

Também é obrigatório levar um comprovante de endereço em nome da pessoa a ser vacinada. São aceitos contas de água, energia elétrica, telefone, gás, serviços de internet, conta de banco, conta cartão de crédito, carnê de IPTU, cartão SUS, carta INSS, entre outros.

Publicidade