19 de abril de 2024 Atualizado 18:34

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Associação de bares e restaurantes pede que prefeitura reveja decreto de fase vermelha em Campinas

Entidade diz que decreto em Campinas é mais restritivo do que o anunciado pelo Estado, com o qual diz concordar

Por Milton Paes

24 de fevereiro de 2021, às 18h20

A Abrasel RMC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas) encaminhou nesta quarta-feira (24) um pedido à Prefeitura de Campinas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, para que o decreto municipal que determina a fase vermelha com o fechamento de bares à partir das 20h e restaurantes e todo o comércio da cidade a partir das 21h seja revisto.

A medida leva em conta o anúncio feito no início desta tarde pelo Governo do Estado com a nova medida para restringir a circulação de pessoas nas ruas entre 23h e 5h. Na avaliação da Abrasel, o decreto de Campinas é mais restritivo e a entidade vê como assertiva a posição do Governo do Estado.

Paralelamente, a entidade pediu à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, em reunião na última segunda-feira (22), o parcelamento das dívidas de bares e restaurantes junto à Sanasa, autarquia municipal responsável pelo tratamento de esgoto e distribuição de água na cidade.

O presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason – Foto: Divulgação

Também foi solicitada a redução proporcional das dívidas de 2020, levando-se em conta o período que o setor ficou fechado, com faturamento restringido. Esta medida visa reduzir os prejuízos e o reequilíbrio dos estabelecimentos.

A Abrasel RMC também encaminhou oficio à Câmara de Campinas e a seis prefeituras da RMC (Campinas, Americana, Indaiatuba, Sumaré, Valinhos e Vinhedo), solicitando a implantação do Projeto Ruas, semelhante ao adotado no inicio deste mês na capital paulista, além de várias cidades dos Estados Unidos.

A ideia é que as administrações municipais liberem calçadas em frente aos bares e estacionamentos, para uso de cadeiras e mesas.

“A Abrasel RMC entende que esta medida é essencial para viabilizar a recuperação do setor de bares e restaurantes, garantindo atendimento seguro e com distanciamento aos clientes, garantindo a sobrevivência das empresas e a manutenção e recontratação dos trabalhadores”, explica Matheus Mason, presidente da Abrasel RMC.

Publicidade