25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Campinas

Assalto a joalherias no Parque D. Pedro Shopping termina com uma morte e três presos

Um dos bandidos fez uma mulher refém e fugiu para Paulínia, mas foi preso; os outros foram detidos em Atibaia, onde um deles, que havia sido baleado, morreu

Por Agência Estado

26 de junho de 2022, às 14h39 • Última atualização em 26 de junho de 2022, às 15h37

Um assalto a duas joalherias no Shopping Parque D.Pedro, em Campinas, terminou em tiroteio e uma morte na noite deste sábado (25). Três pessoas foram presas em flagrante, segundo informações da Polícia Civil, e um suspeito morreu após a ação.

O crime aconteceu por volta das 20h, horário comercial e de grande movimentação de clientes no shopping. De acordo com o relato da polícia, os assaltantes invadiram as duas lojas, realizaram o assalto, mas foram abordados por vigilantes do local no momento da fuga.

Assalto ocorreu na noite de sábado e tiros causaram pânicos nos clientes do local – Foto: Denny Cesare / Código 19 / Estadão Conteúdo

No confronto, houve troca de tiros, que acabaram atingindo dois vigilantes do shopping, ao menos um integrante do grupo de criminosos e também a vidraçaria de uma das lojas do centro comercial. Os disparos acabaram gerando pânico e correria entre clientes e funcionários, conforme vídeos veiculados na internet.

Policiais militares do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), a Guarda Civil Municipal de Campinas e o GOE (Grupo de Operações Especiais) da Polícia Civil também foram acionados para acompanhamento da ocorrência no local. Os suspeitos, contudo, conseguiram escapar.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Na fuga, dois dos criminosos fizeram uma mulher de refém. Ela foi obrigada a conduzi-los para Paulínia, onde os suspeitos foram deixados em um bar. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima foi liberada e passa bem.

Prisões
Ao Estadão, o delegado Oswaldo Diez Júnior, do Deic (Divisão de Investigações Criminais) de Campinas, que está à frente do caso, informou que na madrugada deste domingo (26), três suspeitos (dois homens e uma mulher) foram presos em flagrante, enquanto um rapaz foi a óbito após ser atingido por um disparo em confronto com seguranças no shopping. Eles não tiveram a identidade revelada pela polícia.

Policiais levam preso um dos responsáveis pelo assalto neste sábado – Foto: Denny Cesare / Código 19 / Estadão Conteúdo

Uma das prisões aconteceu em Paulínia e contou com a ajuda da Guarda Civil Municipal local, que foi acionada por conta do sequestro. O suspeito foi encontrado no bar e levado para o plantão do 1º Distrito Policial de Campinas, onde os policiais verificaram que a chave de um veículo modelo HB20s, que estava no bolso do homem, abria um dos carros abandonados pelos criminosos no shopping. Ele foi autuado em flagrante por roubo e associação criminosa.

Os outros dois suspeitos – um casal – foram presos em Atibaia. Eles acompanhavam outro integrante do grupo, que procurou ajuda médica por conta dos ferimentos provocados pelos disparos do confronto com os vigilantes.

Séries, filmes, games, quadrinhos: conheça o Estúdio 52.

Enquanto o atendimento era realizado, a GCM de Atibaia foi acionada até o hospital. Em vistoria no carro usado pelos suspeitos, os guardas encontraram uma pistola suja de sangue. O casal foi levado à delegacia da cidade, onde foi verificado que o trio também tinha relação com o crime. O homem atingido não resistiu aos ferimentos e morreu na hospital.

Dois seguranças do shopping Parque D.Pedro foram atingidos na perna e encaminhados para hospitais da região. Também segundo informações repassadas ao Deic, e relatadas à reportagem, ambos passam bem e não correm risco de morte.

Investigações
A Polícia Civil investiga a quantidade de membros do grupo assaltante e ainda aguarda auditoria das joalherias para saber mais informações sobre o valor e o total de bens roubados. No momento, a polícia analisa as imagens do interior do shopping, do entorno do Parque D. Pedro e das lojas.

“Há muitas imagens para serem analisadas para a gente entender, de fato, a dinâmica do que aconteceu. Principalmente como ocorreu a ação, quantas pessoas participaram e se havia outros integrantes no entorno do shopping para dar suporte à fuga. Tudo isso está sendo analisado”, afirmou Diez Júnior.

Celulares, projéteis dos disparos e três carros usados na ação foram apreendidos e vão ser periciados para auxiliar nas investigações, relatou também o delegado. As lojas que foram alvo dos assaltantes também vão passar por perícia.

Em nota, o Parque D. Pedro informou que “nenhum cliente ficou ferido”, e que o shopping “colabora com as investigações”. O local vai funcionar normalmente neste domingo, 26, a partir do meio-dia.

Publicidade