Xavante estará no Zoológico a partir de abril

Um ano após a retirada do avião da Praça Tiradentes, a prefeitura divulgou uma nova data para exposição


Um ano após a retirada do avião caça Xavante AT-26 da Praça Tiradentes, a prefeitura divulgou uma nova data para exposição ao público. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eraldo Camargo, a aeronave deverá ser transferida para o Parque Ecológico Cid Almeida Franco dentro de 30 dias.

Em junho do ano passado, a municipalidade já havia prometido o retorno do objeto doado pela FAB (Força Aérea Brasileira), primeiramente no Aeroporto Municipal.

Foto: Dener Chimeli / O Liberal
Funcionários da prefeitura retiraram o pedestal da praça, mas nada foi justificado

Um mês depois, o prefeito mudou de ideia e decidiu que mais pessoas poderiam ver o objeto se ele ficasse exposto no principal ponto turístico da cidade. Desde então, a mudança para o Parque Ecológico foi adiada diversas vezes.

Ontem de manhã, o antigo pedestal do caça, na Praça Tiradentes, foi retirado por uma equipe da prefeitura. O avião estava ao lado da Gama (Guarda Municipal de Americana), desde 2009, por determinação do ex-prefeito Diego De Nadai (PTB).

Símbolo da troca de gestão do ex-prefeito cassado para Najar, o objeto foi retirado da praça em meio a reclamações da população, que já encarava o avião como entretenimento para as crianças.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa de prefeitura não explicou porque o antigo pedestal foi derrubado, mas garantiu que a construção de um novo deve começar já na semana que vem. “O avião deve ficar em exposição próximo à entrada do zoológico”, explica a nota.

A prefeitura ainda justificou a demora em transferir o caça. “Houve atraso devido ao período de chuvas”, enviou a assessoria. Atualmente, o Xavante está guardado em um hangar dentro do Aeroporto Municipal e passa por manutenção para que seja transferido em breve.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora