23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Tradição

Você AM 580 volta a ser Rádio Clube

Emissora do Grupo Liberal retoma identidade de suas origens com mais conteúdo, jornalismo e proximidade com a comunidade

Por Rodrigo Alonso

14 de junho de 2020, às 09h40 • Última atualização em 15 de junho de 2020, às 15h23

A Rádio Você AM 580 volta a operar, nesta segunda-feira, com o nome Rádio Clube, denominação que deu origem ao prefixo, há 70 anos. Com nova programação, a emissora, que pertence atualmente ao Grupo Liberal, vai intensificar a cobertura jornalística de Americana e região, além de aumentar a proximidade com a população.

“Estamos fazendo uma rádio AM com uma cara nova, mas com tudo que uma AM tem de ter”, afirma o diretor da rádio, Fernando Giuliani – Foto: Arquivo

Segundo o diretor comercial e das rádios do grupo, Fernando Giuliani, a AM 580 dará uma atenção ainda maior para o esporte amador e vai fortalecer o noticiário.

“Estamos fazendo uma rádio AM com uma cara nova, mas com tudo que uma AM tem de ter. Nós vamos ter um esporte forte, trabalhar muito no esporte, trabalhar bastante também a questão do Jornalismo, que é nosso forte no LIBERAL”, diz.

Com nova programação, a emissora, que pertence atualmente ao Grupo Liberal, vai intensificar a cobertura jornalística de Americana e região – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal.JPG

Após a crise do novo coronavírus (Covid-19), a equipe também começará a ir presencialmente até os bairros, onde ouvirá o que os moradores têm a dizer. “A gente quer estar perto das pessoas”.

Siga nas redes sociais:

Instagram
Facebook

A emissora terá programação ao vivo das 4 às 19 horas de segunda a sexta-feira, das 5 às 12h30 aos sábados e das 5 às 12 horas aos domingos.

A emissora terá programação ao vivo das 4 às 19 horas de segunda a sexta-feira – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal.JPG

Uma das novidades é o Papo da Clube, um programa informativo que será apresentado por Joel Vilalon no meio da semana, das 12 às 13 horas. “Vai ser um jornalismo também bem descontraído, com entrevistados, com um pouco de esporte”, conta Fernando.

No período da manhã, a Rádio Clube continua contando com o noticiário Liberal no Ar, transmitido das 6h30 às 7h30, em cadeia com a FM Gold 94.7, que também integra o Grupo Liberal. A partir desta segunda, haverá ainda um giro de notícias ao longo do dia, de hora em hora, como já acontece na FM Gold.

“Em referência ao Jornalismo, o ouvinte da Clube pode esperar a mesma seriedade desempenhada pelos profissionais do LIBERAL nos demais veículos do grupo”, destaca o coordenador das emissoras de rádio do grupo, Bruno Moreira.

ESPORTE. Nessa transição, a equipe da AM 580 ganhou o reforço do comentarista esportivo Paulo Filé, que já havia tido passagem pela Rádio Você, antigo nome do prefixo.

Ele vai participar do programa Caderno de Esportes, de segunda a sexta, das 18 às 19 horas, e atuará em jogos transmitidos pela rádio.

“Estou muito satisfeito com o novo formato da empresa. Tenho ouvido muito a 94.7 também. Estou vendo que a empresa tem passado por muitas alterações positivas e tenho certeza de que, na Clube, não será diferente”, afirma.

Na parte esportiva, a emissora também mantém as transmissões das partidas do Rio Branco, em parceria com a REC (Rádio Esporte Clube) e a Rádio e TV Esporte Web, e de jogos disputados por Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Emissora completa 70 anos

Antonio Edson faz entrevista para a Clube na inauguração do Estádio Décio Vitta, em 1977 – Foto: Arquivo

A Rádio Clube de Americana completou 70 anos de existência na última semana. Fundada por Gê Godoy, Narciso Sabatini e Waldemar Martinelli, a emissora surgiu em 9 de junho de 1950 e, desde então, revelou talentos para a comunicação brasileira.

Essa tradição motivou o Grupo Liberal a devolver o nome Rádio Clube para a AM 580, que, nos últimos anos, operava como Rádio Você.

“Acho que nós temos raiz, então nós temos de aproveitar essa raiz que a gente tem e continuar com ela. Por isso, voltou a Rádio Clube”, diz o diretor comercial e das rádios do grupo, Fernando Giuliani.

Para o coordenador das emissoras de rádio do LIBERAL, Bruno Moreira, a mudança “mexe com a memória de quem viveu e época de ouro da emissora”.

Jota Júnior teve sua primeira experiência em rádio, justamente, na AM 580, em 1969 – Foto: Arquivo.JPG

A história da Rádio Clube abrange diferentes personagens que, posteriormente, ganharam projeção nacional. Um deles é o narrador esportivo Jota Júnior, que hoje está nos canais SporTV.

Ele teve sua primeira experiência em rádio, justamente, na AM 580, em 1969. Antes, o profissional trabalhava no caderno de Esportes do LIBERAL.

“Ali, eu fui vendo o que era trabalhar numa rádio, o que era entender a comunicação de uma rádio, a linguagem. E era a rádio única da cidade. Depois é que vieram as outras”, afirma o jornalista, que seguiu como funcionário da emissora até 1974.

Antonio Edson, o Tonicão, foi outro narrador que passou pela Rádio Clube e, depois, fez carreira Brasil afora. “Com simplicidade e determinação, a Clube vivia a serviço da coletividade. Americana respirava rádio”, lembra.

Tudo que fiz, tenho e faço é graças à Rádio Clube, que me deu oportunidade”, destaca Fuminho – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal.JPG

Ele ficou na empresa entre 1970 e 1979 e, após essa experiência, atuou nas rádios Globo, Bandeirantes e Transamérica.

A AM 580 também transformou a vida de José Alberto Fuminho, diretor da Rádio e TV Esporte Web. Quando entrou na Clube, em 1973, ele era faxineiro. Mas, durante sua estadia na empresa, tornou-se operador de som, locutor, repórter esportivo e até gerente.

“A Rádio Clube, para mim, foi tudo. Hoje, ainda trabalho em rádio. Tudo que fiz, tenho e faço é graças à Rádio Clube, que me deu oportunidade”, destaca o radialista, que permaneceu na AM 580 até o ano de 2000.

Grilo conta que os ouvintes costumavam visitar a rádio porque queriam conhecer os locutores – Foto: Divulgação.JPG

A Clube contou, ainda, com a voz do locutor Grilo Godoy, que trabalhou na emissora entre as décadas de 80 e 90. Ele apresentava o programa musical Clube do Disco e participava do Comendo a Bola, que tratava de esporte.

Grilo conta que os ouvintes costumavam visitar a rádio porque queriam conhecer os locutores, saber como eles eram fisicamente. “A pessoa não faz ideia de quem é que estava falando”.

A AM 580, que já teve sede em diferentes locais de Americana, inclusive no Cine Cacique, acabou adquirida pelo Grupo Liberal em 2005. À época, a ideia era promover um “casamento” entre o dinamismo da radiodifusão e a periodicidade do jornal imprenso.

Veja a programação da Rádio Clube

De segunda a sexta

  • 4h às 6h30 – Jeitão Caboclo – Apresentação: Alberto Teixeira
  • 6h30 às 7h30 – Liberal no Ar – Apresentação: Leonardo Oliveira e Talita Bristotti
  • 7h30 às 10h – De Bem com a Vida – Apresentação: Cezar Polidoro
  • 10h às 12h – Show da Manhã – Apresentação: Joel Vilalon
  • 12h às 13h – Papo da Clube – Apresentação: Joel Vilalon
  • 13h às 15h – Boa Tarde Clube – Apresentação: Érica Paixão
  • 15h às 18h – Fim de Tarde – Apresentação: Souzinha
  • 18h às 19h – Caderno de Esportes – Apresentação: Bruno Moreira, Paulo Filé, Luiz Peninha e Rodrigo Alonso

Sábado

  • 5h às 8h – Coração Sertanejo – Apresentação: Roberto Ribeiro
  • 8h às 11h – De Bem com a Vida – Apresentação: Gustavo Belofardi
  • 11h às 12h30 – Banquinho e Violão – Apresentação: Souzinha

Domingo

  • 5h às 7h – Coração Sertanejo – Apresentação: Roberto Ribeiro
  • 7h às 10h – Jeitão Caboclo – Apresentação: Alberto Teixeira
  • 10h às 11h – Especial Gospel – Apresentação: Alberto Teixeira
  • 11h às 12h – Missa
  • 12h às 13h – As 12 Mais – Apresentação: Joel Vilalon

Podcast Além da Capa
A pandemia do novo coronavírus completa três meses com a certeza de representar o maior desafio da carreira de gestores públicos em saúde, como é o caso dos secretários que atuam em cidades da região. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com os responsáveis pelas pastas em Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa sobre a experiência forjada pela crise.

Publicidade