28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Alerta

Vigilância Sanitária de Americana alerta para golpe de falsa ‘fiscalização’

Através de ligações, golpistas marcam visitas nos imóveis; órgão esclarece que as vistorias em residências ou comércios não são agendadas

Por

15 de abril de 2021, às 14h43 • Última atualização em 15 de abril de 2021, às 14h55

A Vigilância Sanitária de Americana fez um alerta nesta quinta-feira (15) para uma tentativa de golpe na população sobre uma falsa “fiscalização” no imóvel.

O golpe é realizado através de ligações em residências ou estabelecimentos. Durante a conversa, o golpista, que se diz representante de uma suposta empresa, realiza perguntas sobre medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19).

Depois, é repassado um código que foi gerado na ligação para realizar uma suposta visita da Vigilância Sanitária e o golpista informa ao morador o período em que a visita deverá ocorrer.

A Vigilância Sanitária esclarece que em nenhum momento avisa com antecedência o proprietário da residência ou estabelecimento a ser vistoriado, e que também não atua por meio de códigos que geram tais vistorias. As fiscalizações são consequência de alguma ação que coloca em risco a saúde pública em geral.

Ela ainda ressalta para que os moradores nunca permitam que pessoas sem a devida identificação do órgão municipal adentrem a residência ou estabelecimento, com o propósito de realizar uma “fiscalização” no imóvel.  

O setor orienta para que o morador, ao receber esse tipo de ligação, solicite o nome de quem está falando, e diga que irá confirmar a veracidade da informação junto à Vigilância Sanitária do município.

*Estagiária sob supervisão de Talita Bristotti

Publicidade