22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Vereadores querem que Estado assuma serviços no HM

Ideia é que sejam assumidas pelo menos duas áreas da unidade; proposta será levada ao governador João Doria até fim de agosto

Por George Aravanis

28 de junho de 2019, às 11h21

Um grupo de vereadores quer levar ao governador João Doria (PSDB), até o final de agosto, a proposta de que o Estado assuma ao menos dois serviços no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. Em reunião nesta quinta-feira com parlamentares, uma equipe de Secretaria municipal de Saúde informou que as prioridades seriam um setor de oncologia, um de hemodinâmica (exames para diagnosticar obstruções e possibilidade ou causas de infarto) e a gestão do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_1.2.2019
Secretário de Saúde, Gleberson Miano se reuniu com técnicos e vereadores nesta quinta-feira

Segundo a vereadora Maria Giovana (PCdoB), a ideia é que o Samu e uma dessas duas especialidades funcione no prédio novo do hospital de maneira regional – como o Hospital Estadual Sumaré. O objetivo é melhorar os serviços e aliviar as finanças do município, que hoje arca com os custos do HM e também atende pessoas de outras cidades.

A reunião de ontem foi sequência de um movimento iniciado no mês passado pelos vereadores para apelar ao governador João Doria (PSDB) para que interfira no hospital. A iniciativa é encabeçada por Maria Giovana. “A gente tira uma especialidade de dentro do hospital, atende toda região, numa estrutura que o estado banca.”

Ontem, o secretário de Saúde, Gleberson Miano, o superintendente da Fusame, José Carlos Marzochi, e técnicos da secretaria se reuniram com vereadores.

O próprio prefeito Omar Najar (MDB) já havia pedido que o governo do Estado assumisse a gestão do HM. A prefeitura entende que o ideal seria que o Estado tocasse completamente o hospital. Na reunião desta quinta, quando questionadas quais eram as prioridades, a equipe da Saúde citou as três áreas. “Permitiriam o aperfeiçoamento e melhoria dos serviços”, informou o governo municipal, em nota.

O governo ainda informou que, com a estadualização do Samu, o hospital poderia aproveitar a equipe que hoje atua no serviço. Maria Giovana diz que os técnicos aprimorarão a proposta até o final de julho.

Publicidade