29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Veja a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 nos hospitais de Americana

Medida atende a uma lei sancionada pelo prefeito Omar Najar nesta terça-feira, que obriga os hospitais particulares a divulgarem diariamente o número

Por

12 de agosto de 2020, às 14h24 • Última atualização em 12 de agosto de 2020, às 18h45

A Prefeitura de Americana passou a divulgar a taxa de ocupação de leitos do novo coronavírus (Covid-19) nos hospitais particulares do município.

A medida atende a uma lei que foi sancionada pelo prefeito Omar Najar (MDB) nesta terça-feira (11), que obriga a divulgação diária do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis e ocupados nos hospitais privados da cidade para pacientes com Covid-19.

Até então, havia a divulgação da ocupação de leitos para coronavírus apenas especificando rede pública (Hospital Municipal) e privada.

Veja abaixo o número de leitos existentes e ocupados em cada hospital do município. As informações se referem à situação às 11h desta quarta-feira e foram informados junto com o boletim de novos casos.

Leitos com respiradores:
Hospital Municipal: 17 existentes, 6 ocupados (taxa de ocupação em 35%)
São Lucas: 12 existentes, 7 ocupados (taxa de ocupação em 58%)
São Francisco: 15 existentes, 13 ocupados (taxa de ocupação em 87%)
Unimed: 14 existentes, 10 ocupados (taxa de ocupação em 71%)
Total: 58 existentes, 36 ocupados (taxa de ocupação em 62%)

Leitos sem utilização de respiradores:
Hospital Municipal: 18 existentes, 12 ocupados (taxa de ocupação em 67%)
São Lucas: 17 existentes, 10 ocupados (taxa de ocupação em 59%)
São Francisco: 18 existentes, 5 ocupados (taxa de ocupação em 28%)
Unimed: 14 existentes, 14 ocupados (taxa de ocupação em 100%)
Total: 67 existentes, 41 ocupados (taxa de ocupação em 61%)

De acordo com o Executivo, o Hospital Samaritano não conta com UTI para coronavírus na unidade de Americana, e portanto a ocupação de leitos exclusivos da doença não consta na listagem.

Os pacientes com coronavírus que dão entrada no Hospital Samaritano em Americana e precisam de internação são transferidos ao Centro de Atenção, que fica no Samaritano de Campinas Campinas. O local conta com UTIs e Enfermarias Respiratórias com equipe multidisciplinar.

Segundo a prefeitura, os dados das ocupações serão atualizados diariamente junto com os boletins de casos, no site específico para coronavírus: www.americana.sp.gov.br/coronavirus.

“Ressalta-se que os dados do boletim da Vigilância Epidemiológica com relação aos internados podem ser divergentes dos dados de ocupação de leitos em razão de alguns fatores. O principal deles é que o boletim registra apenas os casos de residentes em Americana e a ocupação de leitos pode ser de pessoas que não residem no município, por isso, não constam no boletim. Outras situações são o tempo de notificação oficial do paciente internado e ocorrências de altas ou óbitos”, informou a prefeitura.

Podcast Além da Capa
Americana e região avançaram à fase amarela do Plano São Paulo pela primeira vez. Esse episódio do “Além da Capa” dá o tom do contexto local diante da etapa mais flexível vivida até agora desde o início da quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicidade