28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Vândalos destroem transformadores da ETE Carioba

O prejuízo calculado é de R$ 100 mil, segundo informações apuradas pelo LIBERAL; esta é a terceira vez que a estação é alvo de criminosos no mês

Por Débora de Souza

21 de junho de 2019, às 13h39 • Última atualização em 21 de junho de 2019, às 20h27

Dois transformadores de energia elétrica da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Carioba, em Americana, foram retirados e tiveram suas partes subtraídas por vândalos, na manhã desta sexta-feira (21). O equipamento estava acoplado a um poste de 30 metros de altura, aproximadamente, nos fundos da estação de tratamento de esgoto. Informações extraoficiais dão conta de que o prejuízo é de R$ 100 mil.

Foto: Gama / Divulgação
Parte do transformador retirado por vândalos

Segundo a equipe da Gama (Guarda Municipal de Americana) que atendeu a ocorrência, dois indivíduos foram avistados mexendo nos transformadores por um funcionário da ETE Carioba, às 7h40.

Os criminosos utilizaram uma cadeira, uma mesa e duas varas de bambu com ganchos na ponta para retirar os transformadores do poste. Uma vez no chão, os equipamentos foram destruídos e suas peças subtraídas, bem como o fio de cobre em seu interior.

Assim que os guardas chegaram ao local, os indivíduos atravessaram a linha férrea e fugiram em direção à área conhecida como Zincão. A Gama realizou a perseguição a pé e fez o cerco na mata, mas até o fechamento da matéria, ninguém havia sido detido.

Segundo testemunhas, um dos vândalos usava calça igual a que é usada pelos funcionários da ETE Carioba. Uma segunda calça, também semelhante a que o indivíduo usava, foi deixada no local. A suspeita é de que os criminosos sejam funcionários da estação.

Foto: Gama / Divulgação
Calça deixada no local: um dos indivíduos usava calça semelhante

De acordo com informações levantadas pela Gama, esta seria a terceira vez que indivíduos teriam entrado no local para subtrair estes materiais no mês.

Em contato com funcionários da ETE Carioba, o LIBERAL apurou que um dos transformadores era utilizado para desafogar o sistema elétrico em caso de sobrecarga das máquinas que fazem o tratamento do esgoto. O segundo transformador seria para secagem do lodo resultante do tratamento. Quando seco, o lodo é descartado em aterros licenciados.

A ETE Carioba produz, em média, 12 toneladas de lodo por dia. Todavia, o tratamento de esgoto não foi afetado.

A Prefeitura de Americana foi procurada e informou em nota que a que a população não será prejudicada. O DAE (Departamento de Água e Esgoto) já iniciou o processo orçamentário para a compra dos transformadores, mas ainda não sabe os valores das máquinas.

A autarquia está estudando sobre a implantação de câmeras de segurança no local para evitar novos vandalismos como este e que a Gama realizará patrulhas pelo local como forma de coibir furtos.

Publicidade