28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Vacinação em drive-thru não vai atender idosos acima dos 90 anos para segunda dose

A partir desta terça-feira, imunização em frente à UBS Cillos será exclusiva para aplicação da primeira dose; veja onde cada público pode se vacinar

Por André Rossi

01 de março de 2021, às 18h44 • Última atualização em 01 de março de 2021, às 20h18

Drive-thru permanecerá em atividade das 8h30 às 19 horas, de segunda à sexta-feira - Foto: Ernesto Rodrigues - O Liberal

A vacinação no drive-thru em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde) Cillos, em Americana, não terá aplicação da segunda dose para idosos acima de 90 anos, nem profissionais de saúde. A partir desta terça-feira (2), o sistema estará disponível apenas para aplicação da primeira dose aos idosos acima de 80 anos.

A programação foi divulgada pela Prefeitura de Americana nesta segunda-feira (1º). A vacinação para ambos os públicos ocorre concomitantemente, mas em unidades de saúde distintas.

No caso do público acima dos 80, são quatro UBS com aplicação: Vila Gallo, São Vito, Jardim Brasil e São Domingos. O atendimento é das 8h30 às 15h. Já o drive-thru em frente a UBS Cillos funciona das 8h30 às 19h, exclusivamente para essa faixa etária.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Enquanto isso, a aplicação da segunda dose para os idosos acima dos 90 anos e profissionais de saúde será nas UBSs do Jardim Boer, Mathiensen, Zanaga e Parque Gramado, e também nas EFSs (Estratégia de Saúde da Família) Jaguari e Praia Azu das 8h30 às 15 horas.

Os profissionais de saúde contemplados nessa etapa de segunda dose são aqueles que não estão inseridos em hospitais e rede básica de saúde, já que esses estão recebendo a dose complementar em seu próprio local de trabalho.

Nesta segunda-feira, Americana recebeu um novo lote com 4.080 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan. No total, são 408 frascos multidoses, que vão permitir a aplicação da dose complementar. É a maior remessa de CoronaVac enviada ao município desde o início da campanha, em 21 de janeiro.

A Secretaria de Saúde explicou que o esquema de vacinação precisou ser refeito. Isso porque as doses são enviadas em lotes específicos para cada faixa etária e população-alvo, assim como grades exclusivas para a primeira e a segunda dose, com duas vacinas de diferentes fabricantes.

“O calendário tem sido dinâmico porque estamos vacinando de acordo com cada lote recebido e assim direcionando a cada público específico. Isso tem nos exigido uma logística de grande complexidade”, informou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Idosos acima de 80 anos (PRIMEIRA DOSE) – Das 8h30 às 15h

LocalEndereço
UBS Vila GalloRua Quintino Bocaiúva, 1.250
UBS São VitoRua Vicente Caravieri, 300
UBS Jardim BrasilRua Benedito Aparecido Bertossi, 480
UBS São DomingosRua Salvador Giordano, 320
Drive thru (em frente UBS Cillos)*Avenida Cillos, 2.310 – Jardim São José
*Horário do drive thru será das 8h30 às 19h

Idosos acima de 90 anos e profissionais de saúde (SEGUNDA DOSE) – Das 8h30 às 15h

LocalEndereço
UBS Jardim BoerRua Romildo Bosqueiro, 55
ESF JaguariRua Lupicínio Rodrigues, 165
UBS MathiensenRua das Alfazemas, 316
UBS ZanagaRua Adelmar Tavares, 185
ESF Praia AzulRua Maranhão, 1.213
UBS Parque GramadoAvenida da Amizade s/n

Publicidade