06 de junho de 2020 Atualizado 18:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Americana

Vacinação contra gripe é suspensa em Americana por falta de doses

O município já vacinou 27,6 mil pessoas desde o início da campanha, no dia 23 de março, e aguarda novo lote da vacina

Por Marina Zanaki

01 abr 2020 às 10:45 • Última atualização 01 abr 2020 às 16:49

As doses disponíveis em Americana para a vacinação contra a gripe do público idoso acabaram novamente nesta terça-feira, e a campanha foi suspensa novamente. O município já vacinou 27,6 mil pessoas desde o início da campanha, no dia 23 de março. A Secretaria do Estado da Saúde informou ao LIBERAL que um novo lote deve ser enviado ainda esta semana.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Americana, Simone Maciel, disse que aguarda um comunicado da Regional de Campinas informando a data para retirada de um novo lote de vacinas. A grande demanda está relacionada à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Vacina é destinada para idosos, mas as doses já terminaram e prefeitura aguarda por um novo lote

“O quantitativo retirado está sendo insuficiente diante da procura. Estamos vivenciando uma situação atípica, enquanto em anos anteriores tínhamos dificuldade em atingir a meta. Desta vez, a procura está muito além do que esperávamos. Não somente Americana, mas todas as cidades da região enfrentam essa dificuldade de manter a campanha sem que ela seja interrompida”, ressaltou.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Americana recebeu três lotes de vacinas desde o início da campanha, o primeiro com 9,6 mil doses, outro com 11 mil, e o terceiro com mais sete mil doses, que terminou nesta terça-feira.

A primeira etapa da vacinação segue até o dia 15 de abril e contempla idosos, profissionais da saúde, de salvamento e segurança. A vacina oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que estão sendo distribuídas novas doses da vacina contra a gripe para os municípios da região, e que um novo lote deve chegar nesta semana. O Estado recebeu 4,8 milhões de doses e vacinou mais de 2,3 milhões de pessoas.

Na região

Em Sumaré, que retomou nesta terça-feira a vacinação, as doses do terceiro lote também acabaram. Foram aplicadas 5.430 vacinas e o município ainda não sabe quando vai retomar o trabalho.

Hortolândia informou que conseguiria passar um balanço apenas nesta quarta-feira. Em Nova Odessa as doses haviam praticamente acabado já na segunda-feira enquanto Santa Bárbara d’Oeste tem atendido mediante agendamento.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e à quarentena vigente no estado de São Paulo, como ficam os direitos de consumidores em relação ao cumprimento de contratos de prestação de serviço? Em relação a festas ou à frequência na academia e na escola, por exemplo? O episódio do Além da Capa desta quarta-feira trata dessas questões.

{{1}}