28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Boas Histórias

Universitários da região criam cursinho gratuito de preparação para o Enem

Dificuldade dos alunos na pandemia motivou criação do grupo; inscrições serão abertas hoje

Por Leonardo Oliveira

17 de agosto de 2020, às 10h08 • Última atualização em 17 de agosto de 2020, às 17h16

Estudantes universitários de Americana e região se uniram para criar um cursinho popular durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (17), o grupo quer ajudar alunos a se prepararem para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares.

Página no Facebook criada para divulgar o projeto – Foto: Reprodução/Facebook

A iniciativa tem o nome de ‘Atitude Cursinho Popular’ e será realizada de maneira virtual. As aulas serão gravadas e disponibilizadas através da plataforma Google Classroom. Além disso, serão organizados plantões ao vivo para que os estudantes possam tirar dúvidas sobre o conteúdo apresentado.

Para se inscrever, basta acessar a página do Atitude Cursinho Popular no Facebook. Um formulário será disponibilizado na plataforma para a inscrição. Podem participar da iniciativa moradores de Americana e região.

Ao todo, 41 estudantes universitários atuarão como tutores no projeto. A maior parte deles já estudou em escola pública, conta Douglas Vieira Rocha, de 21 anos, que cursa ciências biomédicas na Unesp (Universidade Estadual Paulista) Botucatu.

“Com a questão da pandemia, estamos preocupados com os alunos que vão fazer o Enem e outros vestibulares e não estão tendo aulas regulares, principalmente os alunos de escola pública e baixa renda. Então tivemos essa ideia, de criar um cursinho comunitário para os vestibulandos da região”, disse em entrevista ao LIBERAL.

As seguintes disciplinas serão ensinadas durante o cursinho: Inglês, Literatura, Redação, Gramática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Matemática, Física, Química e Biologia. Em um primeiro momento, serão disponibilizadas 25 vagas para interessados.

A ideia surgiu inicialmente de dez alunos que cursaram o ensino médio juntos na Etecs (Escolas Técnicas Estaduais). Hoje, em universidades diferentes, angariaram o apoio de mais 31 estudantes.

Podcast Além da Capa
Em meio à pandemia da Covid-19, que modificou por completo o formato de acesso à educação, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que o novo modelo do Ensino Médio na rede pública estadual terá início a partir do próximo ano. Esse episódio busca explicar do que se trata essa mudança e de que maneira ela se dará aos estudantes atendidos pela medida em Americana e região.

Publicidade