19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Educação

Um aluno que ‘vale ouro’ em Americana

Facilidade com números faz Kaynan Lima de Matos, de 13 anos, se destacar em olimpíada nacional de matemática e ele recebe a medalha em julho, na Bahia

Por Valéria Barreira

02 de junho de 2019, às 09h08 • Última atualização em 02 de junho de 2019, às 10h12

O aluno Kaynan Lima de Matos, de 13 anos, adora matemática e o seu interesse pelos números lhe rendeu uma conquista que encheu de orgulho os pais Francisco e Eliana e os amigos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Florestan Fernandes, em Americana. Ele foi ouro na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública) e receberá a medalha no dia 7 de julho, em Salvador (BA).

“É o maior orgulho da minha vida”, diz a mãe. Segundo ela, o interesse do filho pela matemática é “algo natural”. “Ele tem facilidade em aprender a fazer contas. É muito inteligente e sempre tirou notas boas”. Kaynan participou da olimpíada sem grandes expectativas. No ano retrasado, quando achou que seria medalhista, ganhou uma menção honrosa.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Kaynan, de 13 anos, adora matemática e vai receber a medalha em julho, em Salvador

Dessa vez, estava mais tranquilo e achando que novamente não ganharia. “Só quando descobri que meus amigos acharam a prova difícil é que acreditei que poderia ganhar porque na minha opinião a prova foi muito fácil”, diz o aluno, que confessa não precisar fazer muito esforço para se dar bem nas provas de matemática. “Acabo sempre sendo o melhor da sala e tirando dez”.

No total, 43 alunos e dois professores da rede municipal de ensino de Americana foram premiados na Olimpíada de Matemática. Destes, 37 estudantes vão receber medalhas de menção honrosa; dois ganharam medalhas de bronze, um de prata e Kaynan a de ouro. Os professores vão ganhar diplomas de homenagem e livros de apoio à formação matemática.

Homenagem

Kaynan foi homenageado na escola com a visita do prefeito Omar Najar (MDB) e da secretária de Educação, Evelene Ponce Medina. Seus pais também estiveram presentes. “Se destacar neste mundo em que vivemos é um passo importante para ter êxitos em seus desafios”, disse o prefeito na ocasião.

Mais do que testar o conhecimento matemático dos alunos, a Olimpíada busca despertar o interesse pelo estudo dos números por meio da lógica, raciocínio e criatividade, com perguntas divertidas, explorando o lado prático e sua abordagem no dia a dia. Em 2018, a mais importante competição científica brasileira teve 54.496 escolas participantes, superando o número de instituições inscritas no ano anterior (53.231).

Na primeira fase foram cerca de 18 milhões de estudantes. Ter se destacado entre tantos participantes não significa, no entanto, que a opção por uma carreira na área de exatas já esteja traçada. Kaynan admite que ainda não decidiu qual curso pretende escolher e se depender da mãe vai ter liberdade para decidir.

“Não vamos interferir. Essa decisão tem que ser dele”, diz a mãe orgulhosa, completando que sempre acreditou na capacidade do filho.

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Obmep é realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), e promovida com recursos do governo federal.

QUEM FOI PREMIADO

Professores e alunos de Americana que foram premiados na olimpíada

Professores

Solange de Oliveira Villalta – Emef Paulo Freire
Tania Duarte – Emef Paulo Freire

Alunos

Medalha de Ouro
Kaynan Lima de Matos – Emef Florestan Fernandes (nível 1 – 6º ao 7º ano)

Medalha de Prata
Arthur Magalhães Bertipaglia – Emef Paulo Freire (nível 1)

Medalha de Bronze
Mateus de Oliveira – Emef Jonas Correa de Arruda Filho (nível 2 – 8º ao 9º ano)
Hillary Castilho Peres – Emef Paulo Freire (nível 2 – 8º ao 9º ano)

Publicidade