25 de fevereiro de 2021 Atualizado 10:17

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

UBSs da Vila Gallo e São Vito vacinam profissionais da saúde neste sábado

Procura pelo imunizante foi grande durante a manhã, na Unidade Básica de Saúde da Vila Gallo, em Americana

Por André Rossi

13 fev 2021 às 13:05

As UBSs (Unidade Básica de Saúde) da Vila Gallo e do São Vito estão abertas neste sábado (13) para vacinação dos profissionais de saúde de Americana. A campanha começou às 8h e vai até às 16h30.

Estão sendo imunizados os profissionais que se cadastraram previamente pelo site da prefeitura e também os que não chegaram a preencher o formulário, mas são considerados elegíveis para receber o imunizante.

Vacinação teve grande procura na UBS da Vila Gallo neste sábado – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Somente serão vacinados aqueles que comprovarem atuar em estabelecimentos de saúde humana do município. É necessário levar CPF e RG, holerite ou carteira de trabalho com dados atualizados, além de um comprovante de residência.

A procura pela vacina na UBS da Vila Gallo foi grande. Por volta das 11h45, a fila tinha mais de 60 profissionais. Três funcionárias da UBS faziam a checagem dos documento, enquanto duas se revezavam na aplicação da CoronaVac.

O imunizante produzido pelo Instituto Butantan prevê a aplicação da segunda dose após um intervalo de no mínimo 21 dias. Portanto, a vacina complementar está prevista para o dia 13 de março.

Segunda dose de quem se vacinou neste sábado está marcada para 13 de março – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Apesar de esperar bastante movimento, o tamanho da fila surpreendeu o assistente de TI Jonathan Souza, de 28 anos, que atua em um hospital da cidade.

“Estava ansioso pela vacina. Pelo menos a gente fica mais aliviado. Não podemos deixar de tomar os cuidados, mas precisamos ter imunidade maior”, comentou.

De acordo com a diretora da atenção primária à saúde da UBS Vila Gallo, Simone Maciel, 115 pessoas foram vacinadas até às 11h45. A demanda estava dentro do esperado, já que o cadastro ajudou a dimensionar o público.

No entanto, alguns profissionais que ainda não estão contemplado neste etapa procuraram o posto para se vacinar. Nesses casos, as pessoas foram orientadas a aguardar as próximas fases da campanha, que depende do envio de mais doses ao município.

“Hoje, estão contemplados profissionais que atuam dentro do estabelecimento de saúde, seja farmácia, consultório medico, clínica de reabilitação”, explicou Simone.

“A gente tem aquela condição que são profissionais de saúde, mas não desempam função dentro do estabelecimento de saúde. Nesse momento, esses profissionais vão ficar para uma segunda chamada”, acrescentou.

Desde o início da campanha em 21 de janeiro, Americana vacinou 7.117 pessoas. Desse total, 1.364 são idosos acima de 85 anos, 4.825 profissionais de saúde, 558 idosos residentes de asilos e 370 funcionários dessas instituições.

Publicidade