28 de março de 2024 Atualizado 18:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Doença

Tudo o que você precisa saber sobre o sarampo

As principais dúvidas e respostas sobre a doença, que deixa autoridades em alerta, e a vacina que a previne

Por Marina Zanaki

24 de julho de 2019, às 07h39 • Última atualização em 24 de julho de 2019, às 22h46

O avanço de casos de sarampo no Estado de São Paulo, com 484 registros em 25 cidades, tem provocado dúvidas entre a população. O LIBERAL conversou com o professor de microbiologia e imunologia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, Thiago Miranda da Silva, para levantar quais as orientações à população da região.

Ele orientou que as pessoas chequem na carteira de vacinação se receberam as duas doses na infância. Em caso negativo ou de perda da carteirinha, o indicado é buscar informações em um posto de saúde. Quinze municípios do Estado estão em campanha contra a doença, nenhum deles da RPT (Região do Polo Têxtil).

Foto: Willian Moreira / Futura Press / Estadão Conteúdo
Vacinação é a melhor forma de se prevenir do contágio do sarampo

A Secretaria Estadual de Saúde registrou um caso da doença em Hortolândia, contestado pela prefeitura. Veja abaixo as principais dúvidas e respostas sobre a doença.

Quem precisa tomar vacina?

A primeira dose da vacina tem que ser dada aos 12 meses, na forma de tríplice viral, junto com rubéola e caxumba. Depois, aos 15 meses, toma-se a segunda dose da vacina, então, na forma de tetra viral – caxumba, rubéola, varicela e sarampo. Quando se tem as duas doses nessa fase, a pessoa fica protegida permanentemente. Devido ao número de casos ter quase zerado por muito tempo no Brasil, as pessoas pararam de vacinar, a cobertura vacinal diminuiu e os casos voltaram.

No caso de cidades onde não está ocorrendo a campanha de vacinação – caso da RPT – qual a orientação à população adulta?

As pessoas que não sabem que estão vacinadas ou se não têm a carteirinha de vacinação para poder comprovar as duas doses, devem procurar um posto de saúde. Se a pessoa tem até 29 anos, deve tomar as duas doses da vacina. Acima dos 29 anos, apenas uma dose é suficiente. Crianças de até 12 cinco anos podem vacinar normalmente tomando as duas doses.

Há motivo para alerta na região?

Por enquanto, a situação não é de alerta. A Secretaria Estadual de Saúde junto com a secretaria municipal de cada cidade avalia a situação. O importante é: observe sua carteirinha de vacinação e veja se há necessidade de ir ao posto. Na nossa região a situação está sob controle, não há motivo para desespero ou preocupação.

Se já contraiu sarampo, precisa tomar vacina?

Uma vez que se contraiu sarampo, a pessoa tem imunidade permanente contra a doença. Mas é preciso ter consciência de que a vacina que protege contra o sarampo tem também imunizantes que protegem contra outras doenças. Se tive sarampo, mas não tomei a tríplice ou tetra viral, é importante tomar.

Existem reações adversas ou contraindicações da vacina?

A vacina é contraindicada para grávidas e alérgicos a proteína do ovo e do leite, já que esses componentes podem estar presentes na vacina. Casos de reações adversas incluem dores de cabeça e febre, com reversão natural. São extremamente raros casos de evolução grave da vacina contra o sarampo.

Pessoas com histórico de alergia de algum componente da vacina devem se vacinar em lugar que se ela tiver alguma reação alérgica pode ter tratamento na hora. A vacina é muito segura, eficaz e é a única forma comprovada de prevenção contra o sarampo.

Doença Perigosa

O QUE É: O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivírus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade. Ela é considerada grave e pode levar à morte

TRANSMISSÃO: Ocorre de pessoa para pessoa, por secreções nasais expelidas ao tossir, espirrar ou falar

SINTOMAS: Tosse, febre, manchas avermelhadas na pele, dores no corpo, coriza, conjuntivite

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES: Infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, lesões no sistema nervoso

PREVENÇÃO: A única forma é tomando a vacina tríplice viral.

Publicidade