19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Troca de rede no São Vito vai garantir abastecimento pelos próximos 100 anos

Previsão é do superintendente do DAE, Carlos Zappia; projeto para financiamento está em aprovação na Caixa

Por

11 de agosto de 2020, às 07h30 • Última atualização em 11 de agosto de 2020, às 17h10

A troca de toda a rede de água do bairro São Vito, em Americana, vai garantir o abastecimento daquela região pelos próximos 100 anos. A previsão é do superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

Carlos Zappia disse que outras áreas da cidade precisam de substituição – Foto: João Carlos Nascimento – O Liberal.JPG

A substituição dos 19 quilômetros de encanamento e ramais de água será executada através de um financiamento com a Caixa Econômica Federal, cujo valor pode chegar a R$ 10 milhões.

O empréstimo foi autorizado através de um projeto de lei aprovado pela câmara no dia 9 de julho. Além da substituição da rede, o valor também será utilizado para adequação da estação elevatória de esgoto do Balneário Salto Grande e execução de nova linha de recalque.

“O São Vito é um bairro muito antigo, com redes de ferro que estão todas incrustadas. Então nós temos muito problema de falta de água. Não é porque não tem água no reservatório, é porque a água não chega na casa das pessoas”, comentou Zappia em entrevista ao LIBERAL.

O empréstimo será realizado junto ao Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), que prevê dois anos de carência para começar a pagar. O prazo total para quitação do débito é de dez anos.

O projeto apresentado pelo DAE está em fase final de aprovação pela Caixa. Assim que for autorizado, a autarquia abrirá licitação. A expectativa é de que a obra leve de oito a 12 meses para ser concluída.

“Vamos deixar a região do São Vito, como fizemos na Vila Santa Catarina, com uma rede de PEAD [Tubos de Polietileno de Alta Densidade] totalmente nova. Vamos dar uma sobrevida no São Vito pelo menos em 100 anos, que é a segurança”, afirmou Zappia.

O superintendente do DAE explicou que existem outras áreas da cidade que também demandam a substituição total da rede devido ao desgaste dos encanamentos.

A escolha pelo São Vito para esse financiamento se deu porque o projeto de recuperação já estava pronto e se enquadrava no orçamento limite do programa.

“O Jardim São Paulo também está definido [que será necessário], também tem projeto, porém o custo dele é  maior. Não se encaixava no valor disponível para financiamento”, disse Zappia.

SEGUNDA TENTATIVA. Em 2018, a câmara aprovou um projeto de lei para substituição de rede de esgoto do São Vito.

Ao custo de R$ 5 milhões, o empréstimo seria realizado junto a Desenvolve-SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo).

Porém, o convênio nunca foi firmado. A prefeitura justificou que “questões de capacidade de endividamento” mudaram e influenciaram na decisão.

Podcast Além da Capa
Depois de três semanas novamente na fase vermelha, Americana e região completaram um ciclo de duas semanas na fase laranja e, na última sexta-feira, avançaram à fase amarela do Plano São Paulo pela primeira vez. Esse episódio dá o tom do contexto local diante da etapa mais flexível vivida até agora desde o início da quarentena provocada pela pandemia do novo coronarívus (Covid-19).

Publicidade