24 de abril de 2024 Atualizado 15:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Transmitido ao vivo, campo da prefeitura tem jogo com presença de público

Partida aconteceu na noite da última quarta-feira, em um espaço público do bairro Cidade Jardim, e resultou em aglomeração

Por Leonardo Oliveira

26 de junho de 2020, às 09h16 • Última atualização em 26 de junho de 2020, às 09h18

Um campo na Cidade Jardim, de propriedade da Prefeitura de Americana, foi palco de uma partida de futebol que teve grande presença de público e até transmissão em tempo real por meio de uma live no Facebook na noite da última quarta-feira.

A disputa valia R$ 500 para o time vencedor e foi organizada por moradores do Jardim dos Lírios e bairros próximos.

Na semana anterior um outro duelo havia sido disputado no local, mas com um prêmio menor: R$ 300 para os atletas que se sagrassem vencedores ao final de dois tempos, segundo um dos organizadores.

O campo, que fica na Praça Oscar Ignácio de Souza, possui cercas para impedir a entrada de frequentadores e tem ficado trancado por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já que as aglomerações estão proibidas para evitar o contágio.

Apesar disso, os atletas deram um jeito de entrar por meio de um “furo” na cerca. Enquanto a bola rolava, todos os movimentos eram registrados e transmitidos em tempo real através de uma página no Facebook. Até o fim da tarde desta quinta a publicação havia superado as 2 mil visualizações.

O LIBERAL esteve no local na tarde de ontem e conversou com organizadores e participantes. Eles, que preferiram não ser identificados, disseram que a ideia era realizar um evento somente para as duas equipes e que não havia a intenção de aglomerar, mas que, conforme os minutos do jogo foram avançando, curiosos se juntaram para acompanhar.

Campo na Cidade Jardim foi palco de partida que gerou aglomeração – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A reportagem questionou a Prefeitura de Americana sobre o evento realizado em um patrimônio municipal. A resposta foi que a Gama (Guarda Municipal de Americana) foi acionada e seis viaturas foram até o local quando o jogo já havia terminado, orientando as pessoas e acabando com a aglomeração.

Testemunhas que estavam na praça durante o jogo, no entanto, afirmam que, desde o primeiro tempo da disputa, uma viatura da corporação já circulava pelo local e que não houve abordagem.

Eles argumentam que somente depois que o grupo de pessoas já tinha sido dispersado foi que os agentes resolveram parar para orientar.

A administração afirma que, em um primeiro momento, os patrulheiros foram ao local para verificar o que estava acontecendo e mensurar a quantidade de pessoas, em seguida, pediram reforços de mais viaturas da Gama e da Polícia Militar e voltaram.

Publicidade