Tiosso vê Umicore mais perto de mudar para Americana

Até a noite desta terça-feira, a empresa não tinha se pronunciado sobre o assunto


O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Tiosso, considera “bem provável” que a multinacional belga Umicore transfira sua produção de Guarulhos para a unidade de Americana. Ele afirma que, pelo contato que teve com a empresa, pode haver a contratação de “muitos funcionários” na cidade, mas diz ainda não saber o número.

De acordo com o secretário, o martelo está “quase” batido para a transferência. “[A possibilidade] é verdade e pode ser que na próxima semana a gente já tenha uma notícia positiva”, afirmou Tiosso ao LIBERAL.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Em Americana, a Umicore desenvolve catalisadores automotivo

A informação chega num momento em que o município assiste ao fechamento de mais uma empresa. Na segunda-feira, a Unitika anunciou o encerramento de suas atividades e a demissão imediata de 250 funcionários – outros 70 deverão ser dispensados até o fim deste ano.

Em Americana, a Umicore desenvolve catalisadores automotivos e tem um Centro Tecnológico de Emissões Veiculares, de acordo com material divulgado em março de 2015 pela empresa. Em Guarulhos, a indústria atua nas áreas metaloquímica e de reciclagem. A belga ainda tem operações em Manaus (AM).

Ainda segundo Tiosso, a multinacional está checando questões de documentação. “Como é produto químico depende de algumas coisas também que não são municipais”, explicou o secretário.

O LIBERAL mantém contato com a assessoria de imprensa da Umicore desde a última quinta-feira. Até a noite desta terça, a empresa não tinha se pronunciado sobre o assunto.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!