25 de abril de 2024 Atualizado 14:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Testes rápidos só devem chegar em julho, diz Chico Sardelli

Exames serão oferecidos à população em quatro pontos da cidade, além da testagem realizada no Hospital Municipal

Por Ana Carolina Leal

08 de junho de 2021, às 16h33

Ao contrário do que foi anunciado pelo presidente da Câmara de Americana, Thiago Martins (PV), os 20 mil testes rápidos a serem comprados com dinheiro do Legislativo para detectar o novo coronavírus (Covid-19) só devem chegar em julho. A informação foi dada pelo prefeito Chico Sardelli (PV) durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (8).

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Em entrevista ao LIBERAL no dia 25 de maio, Thiago Martins disse que os testes estariam disponíveis para a população a partir desta semana.

“Tem um decreto do governo federal que diz que no momento de pandemia não é necessário licitar, é possível fazer compra direta. No entanto, parece que a antiga gestão já tinha adquirido uma compra com testes e não é permitido reincidir. O jurídico [da prefeitura] está fazendo um levantamento e se isso realmente aconteceu vai ter que ser feito via licitação, o que pode levar até 30 dias”, explicou o parlamentar.

De acordo com o prefeito, será necessário abrir licitação. “Os procuradores da prefeitura disseram que para fazer a compra tem que fazer a licitação, então acho que vai uns 30 dias aproximadamente para fazermos dentro da lei”.

Os exames serão oferecidos à população em quatro pontos da cidade –  Antonio Zanaga, Cidade Jardim, Praia Azul e Parque Gramado -, além da testagem realizada no HM (Hospital Municipal) Dr. Waldemat Tebaldi.

“Além desses quatro pontos, vamos continuar com o espaço do Hospital Municipal. Nesses cinco pontos será feita a testagem na pessoa que apresentar sintomas. O resultado sai em 15 minutos. Se der positivo, o morador será encaminhado para atendimento médico”, informou o presidente da Câmara.

Os recursos investidos na compra dos testes são provenientes do duodécimo que seriam devolvidos à prefeitura.  De acordo com o presidente da Casa, a ação tem como objetivo agilizar o diagnóstico da doença.

Publicidade