18 de abril de 2024 Atualizado 20:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Termômetros em Americana devem registrar 35° C nesta quinta-feira

Apesar da onda de calor e tempo seco durante a semana, chuvas são esperadas no fim de semana

Por Maria Eduarda Gazzetta

24 de agosto de 2021, às 07h47 • Última atualização em 24 de agosto de 2021, às 08h53

A pouco menos de um mês para o fim do inverno brasileiro, os termômetros em Americana devem chegar a 35º C nesta quinta-feira (26). A previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp aponta para uma semana com temperaturas altas, clima seco e umidade relativa do ar em torno de 15% e 20%.    

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O meteorologista do Cepagri, Bruno Kabke Bainy explica que o aumento na temperatura se dá por conta de uma massa de ar tropical continental que está em uma grande extensão do centro e sudeste do país. “Ela [massa de ar] tem altas temperaturas e baixa umidade do ar. Ela ganha intensidade nos próximos dias e isso fica claro porque as temperaturas vão subir, de fato, entre quarta e quinta-feira”, disse.

A temperatura pode chegar a 34º C nesta quarta-feira (25), também com umidade relativa do ar marcando entre 15% e 20%. O meteorologista alerta que a baixa umidade pode causar descnforto nas mucosas e ressecamento na pele. “As mínimas são registradas sempre no período da tarde, que é algo bem baixo. Por isso é importante que as pessoas hidratem as mucosas com soluções fisiológicas e ingiram bastante líquido”, disse Bruno.

Sobre o aumento nas temperaturas ainda durante o inverno brasileiro, que termina dia 22 de setembro, o meteorologista explicou que a previsão do órgão para a estação é de temperaturas elevadas. “Temos previsão de inverno com precipitação abaixo da média e com temperaturas acima da média. De modo geral é o que temos observado. Em junho e julho tivemos fenômenos que fizeram as temperaturas caírem, em funções de massas de ar atipicamente frias, mas em boa parte dos dois meses tivemos dias com as temperaturas bem altas. Uma gangorra nas temperaturas”, explicou Bruno.

CHUVA
A previsão do Cepagri é que as chuvas cheguem em Americana no sábado (28). De acordo com o meteorologista, “de quinta para sexta vamos ter cobertura de nuvens e ventos mais intensos. Temos grande indicativo de chuva no sábado. Por conta disso, as temperaturas ficam mis amenas”, finalizou Bruno.

Publicidade