28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SAÚDE

Terapeuta de Americana dissemina fake news sobre vacinação

Com clínica no Jardim São Paulo, Jaime Bruning prolifera notícias falsas em vídeos no YouTube contestados pelo Ministério da Saúde; ele defende ideias

Por Marina Zanaki

12 de novembro de 2019, às 07h50 • Última atualização em 12 de novembro de 2019, às 14h36

O terapeuta Jaime Bruning, que possui uma clínica no Jardim São Paulo, em Americana, aparece em uma pesquisa nacional sobre fake news envolvendo vacinação. Ele foi considerado o principal disseminador de notícias falsas sobre esse assunto no YouTube. Três de seus vídeos sobre vacinas possuem, juntos, mais de 3 milhões de visualizações.

Foto: Reprodução
Estudo mostra que Jaime é o principal disseminador de notícias falsas sobre esse assunto no YouTube

O estudo foi realizado pela organização Avaaz em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), envolveu entrevistas com duas mil pessoas de todo o País realizadas pelo Ibope e analisou as fontes de notícias falsas, incluindo sites nacionais e estrangeiros.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

A pesquisa foi revelada pelo Fantástico, da TV Globo, no domingo. O terapeuta afirmou, ao LIBERAL, que acredita nas informações que divulga (leia na entrevista abaixo).

De acordo com o estudo, os únicos vídeos brasileiros antivacinas que ultrapassaram o limite de um milhão de visualizações na amostra da pesquisa foram de Jaime Bruning. Ele foi definido como a “estrela antivacinas brasileira do YouTube”.

Em um dos vídeos, Jaime Bruning afirma que as vacinas são aplicadas com o objetivo de reduzir a população mundial, argumentando que as doses possuem “vírus e fungos” do câncer.

Vice-presidente da SBIm, Isabella Ballalai assistiu a vários vídeos do canal de Jaime durante as pesquisas, e disse que esse no qual ele faz menção ao câncer foi marcante.

“Primeiro, não é verdade. Segundo, por que fazer isso? Qual a intenção desse indivíduo de levar a população a um erro grave para sua saúde? Não acredito que o brasileiro acredite que a vacina contém vírus que cause câncer, mas isso gera dúvidas, vai contaminando as pessoas de dúvidas”, analisou Isabella, em entrevista ao LIBERAL.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Em seu site, Jaime vende livros sobre terapias naturais, como “A saúde brota da natureza”, e oferece um tratamento de “pesquisa através do inconsciente”.

Foto: Reprodução
Estudo mostrou como a desinformação sobre antivacinas pode estar reduzindo as taxas de cobertura vacinal no Brasil

Coordenadora de campanha da Avaaz, Nana Queiroz avalia que há indícios de que o terapeuta de Americana dissemine informações falsas sobre vacinas com o objetivo de lucrar. Ao LIBERAL, Jaime Bruning negou que tenha como objetivo o ganho financeiro.

“Ele espalha esse medo das vacinas e vende livro que dá alternativas naturais, vende tratamento espiritual que curaria as pessoas de doenças. É de extrema irresponsabilidade que preguem medo sem nenhum embasamento científico para impedir que as pessoas se vacinem, e assim ter ganhos e lucros”, criticou a coordenadora, em entrevista ao LIBERAL nesta segunda-feira (11).

ENTREVISTA

O LIBERAL procurou nesta segunda-feira o terapeuta Jaime Bruning em sua clínica, localizada no Jardim São Paulo, em Americana.

Do lado de fora do portão, que estava trancado, a reportagem foi informada que ele não concederia entrevista pois estava em atendimento. A recepcionista disse que ele não atenderia mesmo se a reportagem aguardasse e orientou a enviar um e-mail.

Jaime imprimiu as questões e datilografou as respostas. Uma mulher entrou em contato com o LIBERAL e pediu um número de WhatsApp para enviar foto da folha com as respostas. A entrevista foi digitada com as respostas enviadas pelo terapeuta.

Segundo seu site, Jaime é formado em Filosofia, disciplina que lecionou por dez anos. Nesse período, ele sofria com doenças diversas – as quais não especifica. Ele divulga que encontrou a cura nos tratamentos naturais e que abandonou o magistério para começar a divulgar os “métodos e terapias” pelo País.

Leia abaixo as perguntas feitas pelo LIBERAL e as respostas enviadas por Jaime:

Você aponta a disseminação do vírus do câncer por meio de vacinas, com o objetivo de remover “genes estúpidos” do salto genético humano. Essas afirmações são contestadas pela ciência. O que você tem a dizer?
Isto está bem explicado no livro “Muitos são os chamados e poucos os escolhidos”, pág. 121 a 125. De forma muito clara e contundente [a frase se trata de uma citação bíblica do livro evangélico de Mateus; Jaime Bruning não especifica a qual livro está se referindo].

Um de seus vídeos sobre supostos males da vacinação foi desmentido pelo Ministério da Saúde e apontado como fake news. Como você se posiciona?
Isso para mim absolutamente nada significa.

Por qual motivo você divulga esse tipo de informação, classificadas como fake news?
Fake news é quem assim classifica pesquisas científicas desconhecendo a verdade.

Quais as bases científicas para suas afirmações relacionadas à vacinação?
O melhor laboratório existente no mundo, autor de todos os outros inventados pelo homem.

Você de fato acredita nas informações que veicula?
100% porque são testadas pela sabedoria insuperável do inconsciente com o qual lido há mais de 20 anos.

A disseminação dessas informações está aliada a um ganho financeiro por meio da venda de produtos/serviços que você oferece?
Jamais, pois não sou nenhum Judas traidor e “dinheirista”.

Como você avalia sua responsabilidade na queda no índice de cobertura vacinal de várias vacinas, e que isso pode ocasionar o retorno de doenças que já estavam erradicadas?
Basta nutrir bem o organismo que nenhuma doença dessas o consegue dominar, nem gripe, nem dengue como é o meu caso, pois meu organismo é o único capaz de promover a verdadeira imunização, caso contrário índios, animais do mato e nossos antepassados não teriam sobrevivido pois não usaram vacina alguma.

DESINFORMAÇÃO

O Ministério da Saúde possui o Canal Saúde Sem Fake News, no qual analisa mensagens disseminadas pelo WhatsApp e divulga se são verdadeiras ou não. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (61) 99289-4640.

Um vídeo de Jaime Bruning foi classificado como fake news em janeiro deste ano pelo Ministério da Saúde. Esse vídeo foi removido do canal do terapeuta, mas segue disponível em outras contas que o veicularam.

A assessoria de imprensa do YouTube informou que tem diretrizes do que podem ou não estar na plataforma (como incitação à violência), mas que conteúdo de desinformação não entra nesse critério e que, portanto, não é retirado para não quebrar a liberdade de expressão.

A plataforma disse que combate esse tipo de conteúdo dando maior destaque para vídeos de fontes confiáveis e que exibe nos EUA – com previsão de incorporar no Brasil ainda este ano – paineis de informação com mais contexto.

“Contamos com nossa comunidade de usuários para denunciar qualquer conteúdo que considerem inadequado. Sabemos que nossos sistemas não são perfeitos, mas fazemos melhorias constantemente e estamos comprometidos a fazer progressos”, afirmou o YouTube, em nota encaminhada ao LIBERAL.

COMUNS

O médico Arnaldo Gouveia Junior, infectologista do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, disse que as duas principais notícias falsas envolvendo vacinas que escuta entre os pacientes em Americana são medo de sobrecarga de doses e desenvolvimento de autismo.

O LIBERAL mostrou, em julho, que Americana não conseguiu atingir em 2018 as metas em cinco das oito vacinas obrigatórias em bebês.

O médico lembrou que não há nenhuma evidência científica dessas afirmações. Ele destacou que o único estudo relacionando autismo e vacinas de sarampo foi publicado na década de 1980. Posteriormente, constatou-se que eram dados manipulados levantados por um médico que tinha conflito de interesses com o assunto.

“Da mesma maneira que não posso colocar filho em carro sem cinto de segurança porque dirijo bem, não posso soltar meu filho na comunidade sem vacina porque vi em tal lugar”, alertou o médico.

“Se fosse médico seria mais fácil, você denuncia no conselho de classe. Mas como não é não tem o que fazer é um curandeiro”, declarou Gouveia sobre o terapeuta Jaime Bruning.

Um projeto de lei protocolado de autoria da deputada federal Soraya Manato (PSL-ES) pretende tornar crime a disseminação de informações falsas sobre vacina. O projeto prevê detenção de seis meses a dois anos, além de multa.

Publicidade