15 de abril de 2024 Atualizado 23:49

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Hospital

Tempo seco aumenta em 14% atendimento no HM

Problemas relacionados à baixa umidade do ar estão ligados ao fato da região estar sem chuva há 28 dias

Por Da redação

03 de julho de 2019, às 07h28

O pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, registrou um aumento de 14% de atendimentos em casos relacionados à baixa umidade do ar. Os dados são da Prefeitura de Americana.

Nos dois primeiros dias do mês de julho, a Defesa Civil do município constatou o índice de umidade relativa do ar em 33,1%, estado considerado de atenção.

Até o momento a região está sem chuva há 28 dias, segundo dados do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura, da Universidade de Campinas). A previsão é de que a região volte a ter chuva a partir desta quinta-feira, quando as temperaturas também devem despencar.

O tempo seco faz com que a mucosa respiratória perca sua defesa natural, permitindo que germes e vírus entrem no organismo e ele fique mais propenso a infecções, de acordo com o otorrinolaringologista Rogério Panhoca, de Americana.

Problemas respiratórios como sinusite, rinite, faringite, amidalite, bronquite e pneumonias tendem a piorar no tempo seco, assim como doenças diarreicas e cardiovasculares.

A recomendação do médico é para que as pessoas se hidratem, seja tomando água ou aplicando soro fisiológico no nariz. Ele também reforça a importância da vacina da gripe para “proteger de possíveis complicações da doença, e não para evitá-la”.

* Maíra Torres, sob supervisão de João Colosalle

Publicidade