17 de julho de 2024 Atualizado 23:05

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

TRANSPORTE

Tarcísio garante que Trem Intercidades chegará a Americana no futuro: ‘é questão de tempo’

Governador abordou o assunto durante inauguração do novo Núcleo de Especialidades do município; Bolsonaro também esteve presente

Por Rodrigo Alonso

14 de junho de 2024, às 21h44 • Última atualização em 15 de junho de 2024, às 08h13

Governador Tarcísio de Freitas, durante entrega do novo Núcleo de Especialidades de Americana - Foto: Rodrigo Alonso/Liberal

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) garantiu que, no futuro, o TIC (Trem Intercidades) chegará a Americana. Ele falou sobre assunto durante a inauguração do novo Núcleo de Especialidades do município, nesta sexta-feira (14).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também marcou presença no evento. Antes, os dois participaram da entrega da clínica veterinária Meu Pet, em Santa Bárbara d’Oeste.

Em 29 de maio, Tarcísio assinou o contrato de concessão para implantação e operação do TIC Eixo Norte, que vai ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí. O trem deve começar a funcionar no segundo semestre de 2032.

A ideia é, num segundo momento, estender esse serviço até Americana, segundo o governador.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“Isso é questão de tempo, porque, a partir do momento que você liga Campinas a São Paulo, a gente já está pensando no VLT, a gente está pensando nas próximas ligações. Nosso objetivo é chegar com o trem, lá na frente, até Ribeirão Preto. E obviamente Americana tem de ser contemplada”, afirmou.

Paralelamente, o Governo de São Paulo também fará um projeto para implantar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que possa levar moradores de municípios da RPT (Região do Polo Têxtil) para o Aeroporto de Viracopos e também para a estação do Trem Intercidades em Campinas.

Por enquanto, o estudo inclui cidades de Sumaré e Hortolândia. Porém, Tarcísio disse que “está no radar” uma extensão para outros municípios da região e ressaltou que pretende levar esse sistema para todo o Estado.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

“A gente vai ver um processo que não é rápido, é claro, e é paulatino, mas que vai alcançar o Estado de São Paulo como um todo.”

O governador também falou em aumentar a eficiência do Corredor Metropolitano – que tem estações ociosas na região – por meio da integração com outros sistemas de transporte.

“É por isso que a gente está pensando em Trem Intercidades, em VLT, às vezes para conectar linhas metropolitanas, conectar BRTs (sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido). A gente consegue trazer mais passageiro, tornar o transporte mais eficiente, descomprimir o sistema de transporte nos horários de pico”.

Vereador se nega a sair de espaço reservado para outras autoridades e imprensa

O vereador Eliel Miranda (PSD), de Santa Bárbara d’Oeste, se negou a sair de um espaço reservado para outras autoridades e para a imprensa na clínica veterinária Meu Pet, durante a inauguração da unidade.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

A equipe de cerimonial do governo estadual pediu para ele deixar local, e o parlamentar afirmou que não iria sair dali. Porém, após insistência, Eliel se retirou.

Outras autoridades, inclusive o prefeito de Nova Odessa, Leitinho (PSD), também precisaram se retirar. Parte delas demonstrou incômodo com a situação.

Pioneira na região, Meu Pet vai atender até 40 animais por dia em Santa Bárbara

Pioneira na região, a Meu Pet, inaugurada nesta sexta por Tarcísio e pelo prefeito Rafael Piovezan (PL), tem capacidade para atender até 40 animais por dia.

Meu Pet foi inaugurada nesta sexta-feira – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara/Divulgação

A unidade é fruto de um programa estadual. Há outras duas clínicas no Estado: uma em Araçatuba e outra em Votuporanga. Em Santa Bárbara, o Governo de São Paulo investiu R$ 7,2 milhões de investimento na construção do prédio e na aquisição de equipamentos.

“Uma causa tão importante nos dias de hoje que a gente sabe o quanto ela impacta, inclusive, na saúde pública”, afirmou Piovezan.

Novo Núcleo de Especialidades de Americana começa a atender nesta segunda

Entregue nesta sexta por Tarcísio e pelo prefeito Chico Sardelli, o novo Núcleo de Especialidades de Americana começa a atender nesta segunda-feira (17). A unidade vai funcionar em um prédio anexo ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

O empreendimento foi custeado pelo Governo de São Paulo, por meio de emenda voluntária, no valor de R$ 2 milhões, intermediada pelo vereador de São Paulo João Jorge (MDB) e pelo suplente de deputado estadual Israel Alexandre.

“Desde o primeiro momento dissemos que a Saúde é a prioridade da nossa gestão e demonstramos isso com trabalho. Agora são 21 obras entregues nessa área”, disse Chico.

Publicidade