19 de abril de 2024 Atualizado 11:15

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Subadutora quebra na Vital Brasil e região do Frezzarin fica sem água

Quebra da rede de água causou vazamento e a pressão fez com que o asfalto cedesse, abrindo duas crateras na via, próximo ao cruzamento com a Rua Chile

Por Isabella Holouka

11 de março de 2020, às 15h31 • Última atualização em 11 de março de 2020, às 23h37

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Asfalto afundou na Rua Vital Brasil, próximo do cruzamento com a Rua Chile

Uma subadutora de água localizada no cruzamento entre as ruas Vital Brasil e Chile, no bairro Frezzarin, em Americana, estourou na manhã desta quarta-feira (11) e fez com que uma parte do asfalto cedesse. Os moradores da região estão com falta de água por conta do problema.

Uma equipe do DAE (Departamento de Água e Esgoto) estava no local até a publicação desta reportagem trabalhando na troca da subadutora.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Subadutora rompeu e fez com que o asfalto cedesse na Rua Vital Brasil

No local, a reportagem do LIBERAL foi informada de que o problema ocorreu às 4 horas da madrugada. A quebra da rede de água causou um vazamento, cuja pressão fez com que o terreno cedesse, quebrando o asfalto e abrindo duas crateras.

Um terreno aterrado bem ao lado do problema foi invadido pela água, tornando necessário o bombeamento. As equipes do DAE chegaram para iniciar os trabalhos de reparo por volta das 9 horas.

A rede tem a função de levar a água do DAE, após o tratamento, até o reservatório do Frezzarin e por isso o bairro está desabastecido.

Na noite desta quarta-feira, por volta de 22h, os reparos na subadutora foram concluídos. Pouco depois o abastecimento já havia sido normalizado, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura.

A Prefeitura de Americana foi questionada sobre a situação e respondeu que “ainda não se sabe o que causou o vazamento”.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Segundo a administração, não deve faltar água, mas os bairros Jardim Ipiranga, Jardim Brasília, Mollon e Frezzarin podem ter problemas de baixa pressão.

30 de Julho

O DAE informou também a existência de um vazamento na Rua 30 de julho, no Centro, no trecho entre as ruas Cândido Cruz e Ipiranga.

Os reparos serão realizados nesta quinta-feira (12) e a expectativa é de que sejam concluídos até a hora do almoço, mas a autarquia ressalta que um prazo só pode ser estipulado após a abertura do local para avaliação do problema.

Troca

Nesta quarta-feira, o LIBERAL mostrou que o DAE de Americana quer trocar a adutora da Avenida Europa e parte da tubulação do São José, na região da Praia Azul. As áreas foram afetadas ao longo dos anos pelo excesso de impacto na malha viária e pela expansão do bairro, respectivamente. A expectativa é de que as obras sejam realizadas ainda no primeiro semestre.

Antes dessas duas intervenções, porém, o DAE vai trocar a adutora da Avenida Campos Salles, que já teve seis rompimentos somente neste ano, e que levaram à interrupção do abastecimento em algumas regiões da cidade. O pregão presencial acontece no próximo dia 24 e a obra deve levar dois meses para ser concluída.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” aborda a substituição da mão de obra de pessoas mais velhas por outras mais novas na RPT (Região do Polo Têxtil), em 2019. Ouça:

{{1}}

Publicidade