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JORNALISMO

Site do LIBERAL atinge 1 milhão de usuários em novembro

Audiência digital dentro do mês também superou recorde de acessos e visualizações de páginas, chegando a 1,8 milhão e 4,7 milhões, respectivamente

Por Da Redação

08 de dezembro de 2019, às 08h33 • Última atualização em 08 de dezembro de 2019, às 19h18

O número de usuários que acessaram o site do LIBERAL em novembro é o maior já registrado dentro de um mês na plataforma, segundo dados de audiência medidos pelo Google Analytics. Pela primeira vez, o site alcançou 1 milhão de usuários num período de 30 dias, um aumento de 117% em relação a novembro de 2018.

“É uma marca muito importante porque mostra que nosso papel neste cenário de jornalismo e conteúdo digital tem sido reconhecido pela audiência, que procura pelo LIBERAL cada vez mais, seja para uma notícia de Americana ou uma informação sobre entretenimento, por exemplo”, explica o editor-executivo João Colosalle.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Portal liberal.com.br teve 1,8 milhão de acessos e 4,7 milhões de pageviews em novembro, segundo o Google Analytics

Em novembro, o site do LIBERAL também registrou a maior quantidade de sessões (acessos) e visualizações de página. Foram 1,8 milhão de acessos e 4,7 milhões de pageviews, segundo o Google Analytics.

Do 1 milhão de usuários, 53% acessaram a partir de cinco cidades: São Paulo, Americana, Campinas, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste.

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Em novembro, o site também alcançou o recorde de usuários que já acessaram mais de uma vez as páginas do LIBERAL. São os chamados usuários recorrentes ou returning visitors. No mês passado, eles somaram 295,8 mil usuários. Destes, 83,9 mil acessam de Americana.

O crescimento da audiência digital do LIBERAL tem se intensificado nos últimos meses. Em 2019, o site atingiu, pela primeira vez, a marca das 4 milhões de visualizações de páginas, em fevereiro. De lá pra cá, a audiência superou a marca em outros quatro meses.

A evolução de acessos tem sido impulsionada, dentre outros fatores, pela mudança das formas de consumo de conteúdo digital em geral.

Pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), uma das principais do País, mostra que 97% dos brasileiros que acessaram a internet em 2018 tinham o celular como meio preferencial.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

No site do LIBERAL, 84% dos acessos em 2019 se deram por um usuário que utilizava celular, enquanto outros 14% o fizeram em um computador.

Essa divisão de acessos entre dispositivos era menos discrepante em anos anteriores: era de 39% e 58%, em 2016; 74% e 24%, em 2017; e 76% e 22%, em 2018, segundo o Google Analytics.

“Os últimos dois, três anos foram de uma virada nas formas de consumo, um ‘boom’ de acessos via celular. O LIBERAL está atento a isso e já trabalha em um projeto para melhorar a experiência do usuário que consomo o nosso noticiário”, explica Colosalle.

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O aumento de acessos no site ajuda também a melhorar os resultados de anunciantes, diz o gerente comercial do LIBERAL, Alexandre Catto.

“Para os clientes, ter a sua marca associada a um veículo de comunicação tradicional e ao mesmo tempo inovador e moderno é essencial para se tornar conhecido e reconhecido nesse mercado tão competitivo”, comenta.

PODCASTS

Lançado em outubro como mais um formato de entrega de conteúdo jornalístico do LIBERAL, o podcast Além da Capa passou a ter, desde a semana passada, o apoio da FAM (Faculdade de Americana).

Com 10 episódios até agora, o podcast registra 2,7 mil plays e mais de 400 downloads, segundo dados da plataforma Spreaker, usada pelo LIBERAL para distribuir o conteúdo em aplicativos como o Spotify.

O conteúdo tem o oferecimento da faculdade desde o dia 27 de novembro, quando foi ao ar o sétimo episódio do podcast, que tratou da operação da Polícia Federal que prendeu secretários da Prefeitura de Americana suspeitos de participarem de fraude na compra de merenda escolar. O episódio é o mais ouvido até então.

Gerente comercial e de marketing da FAM, Eryvelton Baldin diz que a opção por apoiar os podcast tem relação com o perfil da própria faculdade. “A FAM nasceu com DNA para inovação”, comenta.

“Quando assumi todo o marketing da FAM uma das primeiras coisas que fiz foi dar uma guinada nos investimentos. A gente tinha um crescimento exponencial das mídias digitais e apostamos muito forte nisso enquanto concorrentes ainda estavam engatinhando ou considerando essas questões”, explica o gerente.

“O investimento no podcast não é diferente. A gente busca constantemente renovar as estratégicas de marketing e comunicação através de mídias contemporâneas, que estão criando um modelo de comunicação”, complementa Eryvelton.

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