18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CAMPANHA SALARIAL

Sindicato quer reajuste de ao menos 3,92% para servidores de Americana

Percentual é referente as perdas inflacionárias dos últimos 12 meses

Por André Rossi

15 de abril de 2020, às 11h30 • Última atualização em 15 de abril de 2020, às 16h35

O SSPMA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana) iniciou nesta terça-feira as negociações com a prefeitura para tratar do reajuste salarial anual dos servidores. O órgão defende que haja pelo menos a reposição inflacionária referente aos últimos 12 meses, que foi de 3,92%, tanto no salário quanto no vale-alimentação, que hoje é de R$ 610.

De acordo com o presidente do sindicato, Antonio Adilson Bassan Forti, o Toninho Forti, a data base da categoria é 1º de março. O entendimento é de  não há impedimento legal para conceder a reposição, mesmo durante pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“No ano passado as negociações aconteceram no tempo hábil e não houve necessidade de pagamentos retroativos. A data base da categoria é 1 de março. Esse ano o salário de março já foi recebido. Se acontecer, se o prefeito conceder a reposição das perdas inflacionárias, vai ter que ter o retroativo em maio do salário de março”, explicou Toninho.

Em 2019, o reajuste concedido foi de 3,94%. O percentual correspondia à variação anual do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ou seja, sem ganho real. Atualmente, a prefeitura conta com 5.403 servidores, entre administração direta e indireta.

Ainda segundo o sindicato, o prefeito Omar Najar (MDB) pediu um levantamento para a Secretaria da Fazenda e um novo encontro deve acontecer hoje para continuar o debate. O presidente acredita que o desfecho será positivo para a categoria.

“Esperamos um desfecho satisfatório em relação à data-base do funcionalismo. Isso porque priorizamos sempre o diálogo e lutamos apenas pelos direitos dos trabalhadores. Portanto, continuaremos firmes em nossas reivindicações no próximo encontro e, como sempre, manteremos a categoria bem informada”, afirmou Toninho.

A prefeitura informou que vem tratando do assunto com o sindicato e que só vai se manifestar quando houver uma definição sobre o caso.

Doação

No mesmo encontro, o SSPMA doou 100 máscaras faciais de acrílico, em formato de elmo, para a secretária de Saúde. Os itens deverão ser distribuídos para funcionários do setor de enfermagem do Hospital Municipal Waldemar Tebaldi, raio-x, farmácia, lavanderia, pronto socorro, entre outros. A ação visa contribuir com os trabalhadores envolvidos diretamente no combate a pandemia do novo coronavírus.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Ajudar no combate ao novo coronavírus por meio do isolamento social é a principal maneira de melhorar as condições de recuperação da economia após a pandemia, segundo o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi. Esse é o assunto do Além da Capa desta quarta-feira.

{{1}}

Publicidade