Simulação sobre rompimento de barragem ocorre nesta quarta

Objetivo é treinar equipes de socorro e orientar população para emergências assim na cidade; atividade começa às 10h e tem término previsto para 11h


A simulação de rompimento da barragem de Salto Grande, em Americana, vai ter início às 10 horas desta quarta feira (18). O objetivo é treinar as equipes de socorro e orientar a população da região para emergências desse tipo. Nesse horário será acionada a sirene de alerta de risco iminente, dando início aos trabalhos, que devem terminar por volta das 11 horas.

Para o treinamento serão montados oito pontos de encontro e salvamento em Americana e quatro em Limeira, além de rotas de fuga. Já na Casa de Cultura Hermann, no Carioba, será montado um Gabinete de Crise e Posto de Comando, onde autoridades devem conduzir as ações.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
Barragem de Salto Grande durante treinamento de sirene realizado na semana passada

Lá será possível ver a simulação do resgate de funcionários da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Carioba e das fábricas de Carioba. Devem participar cerca de 300 profissionais voluntários, além de populares.

Os pontos de encontro e de salvamento de Americana estarão sinalizados com placas informativas:

  • Av. João Nicolau Abdala, em frente à portaria da Santista (ente os números 100 e 140) e na – Captação de Água da empresa Goodyear
  • Avenida José Fortunato Santori, em frente à Portaria da empresa Polyenka
  • Avenida Afonso Pansan, na empresa Nova Giulen (nº 4.967)
  • Avenida Lírio Corrêa, na Captação de Água do DAE
  • Fábricas de Carioba, próximo à Casa de Cultura Hermann;
  • Avenida São Jerônimo, na Térmica da CPFL (nº 3.100) e na Empresa Umicore (nº 5.000)

No limite com Limeira, os pontos são:

  • Rodovia Anhanguera, em frente à empresa Papirus
  • Sítio Caraguá;
  • Rei da Pesca;
  • Empresa Suzano

Vale lembrar que todos os locais envolvidos serão interditados total ou parcialmente em função do exercício, das 9h30 até 11 horas. Durante a simulação, também ocorre o 2º Exercício de Comunicação de Alerta de Rompimento, envolvendo os municípios de Americana, Campinas, Jaguariúna, Pedreira, Limeira, Piracicaba, Iracemápolis, Santa Bárbara d’Oeste e São Pedro.

O exercício vai mobilizar as Defesas Civis e órgãos de Americana, Limeira e região, CPFL Renováveis, CPFL Distribuição, Corpo de Bombeiros, Rump Logística, Autoban, Guarda Municipal de Americana (Gama), Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Tiro de Guerra, Secretarias Municipais e DAE (Departamento de Água e Esgoto), entre outros apoiadores.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a barragem de Salto Grande, da PCH Americana, está classificada na categoria de risco B, indicando que possui todas as condições de segurança necessárias para seu funcionamento.

O exercício de simulado será realizado anualmente, visando o treinamento das equipes de socorro, de empresas e dos moradores da região, conforme prevê a lei nº 12.334/09/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e o Plano de Ação de Emergência (PAE).

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora