20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Servidores do CDP de Americana compram aparelho para desinfecção

Aquisição foi feita com recursos próprios; objetivo é evitar novos casos de coronavírus, que já vitimou dois funcionários do presídio

Por Rodrigo Alonso

28 de julho de 2020, às 15h19 • Última atualização em 28 de julho de 2020, às 21h40

Com recursos próprios, os funcionários do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana compraram um atomizador para realizarem a desinfecção da unidade, que soma duas mortes pelo novo coronavírus (Covid-19). Eles doaram o aparelho para o presídio nesta terça-feira (28).

Aparelho custou quase R$ 2 mil e foi doado ao CDP nesta terça – Foto: Divulgação

A aquisição foi idealizada por Marcos Gomes, diretor de núcleo do turno 2, e Clebio Stringasci, diretor de núcleo do turno 3. Mas, segundo Gomes, todos os servidores ajudaram na compra do equipamento, que custou quase R$ 2 mil. O objetivo é evitar novos casos de coronavírus.

“A gente puxou a frente, mas é importante frisar que o equipamento foi comprado com a colaboração de todo o corpo funcional”, disse Gomes.

Os dois diretores estão afastados com Covid-19. Gomes afirmou que ele e Stringasci devem retornar ao trabalho no fim de semana.

Conforme o LIBERAL noticiou na semana passada, na última quinta-feira, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) realizou testes para coronavírus em 88 servidores do CDP.

Nesta segunda, em resposta ao LIBERAL, a secretaria comunicou que outros funcionários passaram por exame no dia seguinte. Os resultados devem sair ainda nesta semana.

A princípio, a pasta informou que, na última sexta, também ia testar os detentos. Mas, até a noite desta segunda, isso ainda não havia acontecido. “Como ainda não há casos entre os presos, a testagem foi feita prioritariamente com os servidores”, justificou.

Dois agentes do presídio já morreram vítimas da Covid-19: Celso Luiz Prado, no último dia 20, e Vanderlei de Almeida, em 23 de junho.

Podcast Além da Capa
O contexto da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Campinas definiu o avanço de todos os seus municípios à fase laranja do Plano São Paulo, conforme anúncio do Estado feito nesta sexta-feira (24). Entretanto, quais são as particularidades que dão o contexto de Americana, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste momento? Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com os repórteres George Aravanis e Rodrigo Alonso sobre tal cenário.

Publicidade