Seguro aluguel é opção para locar imóvel

Alex Pasqualini Soldera, da Factum Imóveis, explica que o seguro aluguel é uma ferramenta que dá agilidade na execução de passivos


As garantias locatárias têm se transformado ao longo do tempo. Muitas imobiliárias, que em outros tempos mantinham apenas os fiadores como fonte de segurança para conciliar uma locação, veem nas seguradoras uma alternativa prática, que facilita o cotidiano das imobiliárias e, principalmente, trazem tranquilidade e praticidade aos proprietários de imóveis.

Segundo o corretor de imóveis da Factum Imóveis, Alex Pasqualini Soldera, a figura do fiador na locação de um imóvel ainda é o mais garantido e utilizado em imobiliárias, entretanto o seguro aluguel tem se tornado mais uma opção para quem deseja alugar um bem sem se preocupar com problemas.

“Embora a presença do fiador tradicional ainda seja uma das exigências, ela não é a melhor garantia jurídica. Isso porque na hora de executar uma pendência, muitas vezes o garantidor já se desfez de um bem que poderia ser dado em troca da dívida. Apesar de existirem meios para recorrer, isso leva tempo”, explica Soldera. “É uma garantia, mas é uma garantia demorada”, ressalta.

Para o corretor, o seguro aluguel é uma ferramenta que dá agilidade na execução de passivos. “Se por um acaso o inquilino deixa de pagar o aluguel, o locador não fica sem receber esse valor, o débito é acertado pela seguradora”. Depois, a seguradora é que entrará com uma ação para tentar reaver o valor devido. “Se o locatário não paga, a seguradora paga”.

O seguro aluguel é administrado pelas seguradoras que mantêm parcerias com as imobiliárias. Quanto ao pagamento do seguro, ele pode ser feito pelo proprietário do imóvel ou pelo inquilino, tudo vai depender da negociação das partes envolvidas na locação.

Além do seguro, existem outras formas de garantir o pagamento do aluguel. São elas fiador, caução (que é o depósito antecipado por parte do locatário, e que será devolvido com reajuste ao término do contrato de locação) e os títulos de capitalização. “No meu ponto de vista, hoje, o seguro aluguel é a melhor garantia na hora de locar um imóvel”, conclui Soldera.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!