20 de abril de 2024 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Secretaria estuda fazer acordo para reparos em PA no Zanaga

Administrada há um mês pela Hygea, unidade precisa passar por manutenções e melhorias na pintura, no abastecimento e no sistema elétrico

Por Marina Zanaki

24 de fevereiro de 2020, às 09h04 • Última atualização em 24 de fevereiro de 2020, às 16h53

A Secretaria de Saúde de Americana informou que estuda um acordo com a empresa Hygea para realização de manutenções no prédio do PA (Pronto Atendimento) do Antonio Zanaga.

A terceirizada assumiu a gestão da unidade há um mês. Na semana passada, o médico coordenador do Grupo Hygea, Caio Ferrairo Jorge, disse que o imóvel precisa de melhorias, como pintura, reparos no sistema elétrico, gerador e bombas da caixa d’água.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
PA do Zanaga é uma das unidades com maior demanda de atendimentos na rede municipal de saúde, em Americana

O secretário municipal de Saúde, Gleberson Miano, negocia com a Hygea. “Estamos conversando para a gente comprar o material e eles contratarem mão de obra”, disse. “Deve passar por melhorias, a unidade precisa.”

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Gleberson lembrou que a Secretaria de Saúde possuía um setor específico para atender essas demandas de pequenos reparos, mas que foi dissolvido há alguns anos.

De acordo com o secretário, a ideia é fazer os reparos sem afetar o atendimento na unidade. “Estão preparando para mim uma relação do que seriam as melhorias, para eu analisar certinho e chegar em consenso para não prejudicar a população”, detalhou.

A empresa Hygea assumiu a gestão do PA Zanaga no dia 21 de janeiro, e realizou uma reestruturação na recepção, com troca de cadeiras e móveis.

A terceirizada é responsável pelo fornecimento de 46 profissionais para funcionamento da unidade, desde médicos, enfermagem, recepção e limpeza.

O objetivo da contratação foi resolver o problema frequente de falta de médicos. Além disso, a unidade passou a contar com um pediatra todos os dias da semana.

A Hygea foi contratada por R$ 466 mil por mês. De acordo com o secretário de Saúde, Gleberson Miano, a unidade custava à prefeitura um gasto mensal de R$ 550 mil.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A mobilização em Americana e Santa Bárbara em torno do Carnaval, a festa mais popular do País, é o assunto dessa edição do podcast “Além da Capa”. Ouça:

{{1}}

Publicidade