28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Secretaria de Saúde estuda ampliar pediatria no Zanaga

Desde que foi terceirizado, o PA Zanaga passou a contar com pediatra todos os dias, das 7h às 19h

Por Marina Zanaki

07 de março de 2020, às 10h35

O prefeito Omar Najar (MDB) sugeriu ampliação da presença de pediatra no PA (Pronto Atendimento) do Antonio Zanaga. A sugestão foi divulgada durante entrevista à Rádio Azul nesta sexta-feira, emissora de propriedade do chefe do Executivo.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

A Secretaria de Saúde informou que vai avaliar o contrato para verificar a possibilidade de colocar em prática. Desde que foi terceirizado, o PA Zanaga passou a contar com pediatra todos os dias, das 7 às 19 horas.

“A possibilidade de ampliar para 24 horas existe com aditamento do contrato. Dessa forma, aumentaria a carga horária para mais um pediatra, no período noturno”, explicou a prefeitura.

Como muitos pais e mães saem às 17 ou 18 horas do trabalho, a demanda por atendimento pediátrico no PA Zanaga após esse horário é intensa. Contudo, como o profissional encerra o plantão às 19 horas, muitas crianças não conseguem atendimento com especialista e acabam sendo consultadas por clínico geral.

Em entrevista concedida ao LIBERAL em fevereiro, o médico coordenador do Grupo Hygea, Caio Ferrairo Jorge, contou que identificou essa demanda. Jorge disse que o ideal seria um “deslocamento” do plantão, começando mais tarde e ficando até a noite. Contudo, lembrou que a medida não é possível pois o horário está “engessado” por meio do contrato.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A procura cada vez mais da população por clínicas populares e prestadores de serviços na área da saúde, em função de preços mais acessíveis, é o tema da edição desta semana do podcast “Além da Capa”. Ouça:

{{1}}

Publicidade