20 de abril de 2024 Atualizado 09:04

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Secretaria de Saúde alerta para tentativa de golpe sobre exame no HM de Americana

Unidade pede que familiares de pacientes internados ou em atendimento não façam nenhuma transação financeira

Por Redação

17 de agosto de 2022, às 09h07 • Última atualização em 17 de agosto de 2022, às 17h53

A Secretaria de Saúde de Americana alerta sobre uma tentativa de golpe registrada nesta terça-feira (16). Um familiar de um paciente internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, recebeu a ligação de uma pessoa que se identificou como médico da instituição e disse que para “salvar” a vida do paciente seria preciso fazer um exame de alta complexidade, com urgência.

O falso médico pediu ao familiar que efetuasse um depósito no valor de R$ 1,5 mil, alegando que o hospital não tinha como realizar o exame. Para tentar convencer a família, ele relatou informações detalhadas sobre o quadro de saúde do paciente, que constam em seu prontuário médico.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo com o HM, a família procurou o Serviço Social da unidade, que imediatamente esclareceu não existir nenhum tipo de cobrança sobre quaisquer procedimentos, por se tratar de um hospital público cujo atendimento é garantido integralmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Ao checar as informações junto ao paciente e à equipe médica local, o setor constatou que se tratava de uma tentativa de golpe.

Diante do fato, a direção do hospital alerta para que familiares de pacientes internados, ou em atendimento no pronto-socorro, não façam nenhuma transação financeira se for solicitado pagamento para custear quaisquer procedimentos na unidade de saúde.

A instituição pede, inclusive, que o familiar entre em contato diretamente com o hospital, pelo telefone 3471-6750, e também denuncie o fato às autoridades policiais.

Publicidade