28 de março de 2024 Atualizado 10:14

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Sebrae promove ação para regularização de MEIs

Encontro acontece nesta terça-feira, das 19 às 21 horas; objetivo é esclarecer dúvidas sobre pagamento de taxas

Por Ana Carolina Leal

24 de agosto de 2021, às 08h12

Região possui atualmente 84.269 microempreendedores - Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

O Sebrae realiza nesta terça-feira (24), das 19 às 21 horas, um encontro para micro e pequenos empresários que estão com pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) em aberto ou em atraso para esclarecimento de dúvidas. O objetivo é orientar os microempreendedores para que consigam regularizar a situação com a Receita Federal.

Reportagem publicada pelo LIBERAL no último domingo mostra que o número de MEIs (Microempreendedores Individuais) saltou de 13.905 em março do ano passado para 18.288 em agosto deste ano. Mas, com o tempo prolongado da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as dificuldades para manter estes pequenos negócios, 42% dos inscritos estão inadimplentes no município.

Segundo dados da Receita Federal, em junho, 7.628 microempreendedores deixaram de pagar a DAS. O total representa 42% dos 17.972 inscritos naquele mês, último com balanço disponível sobre o pagamento de impostos. A taxa mínima paga pelos MEIs é de R$ 56 para os setores de comércio e indústria e pode chegar a R$ 61 por mês, considerando à contribuição de INSS, ISS e ICMS.

O encontro desta terça tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link https://contato.sebraesp.com.br/regulariza-mei/. O conteúdo inclui orientações sobre parcelamento de débitos em atraso, declaração anual, guias de pagamento e orientações gerais.

“O Regulariza MEI é muito importante, pois dá atenção aos microempreendedores, que aumentaram bastante por conta da pandemia e quanto mais informações, mais resultados positivos eles poderão conquistar. É uma oportunidade não somente para o setor econômico, mas também para área comercial de cada um deles”, declarou Rafael de Barros, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico.

Publicidade