IMUNIZAÇÃO
Saúde de Americana visita casas para vacinar crianças contra sarampo e poliomielite
Busca ativa começou nesta quarta-feira e segue até dia 17; Hortolândia inicia ação neste sábado
Por Redação
07 de agosto de 2024, às 17h13 • Última atualização em 08 de agosto de 2024, às 08h21
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/americana/saude-de-americana-visita-casas-para-vacinar-criancas-contra-contra-sarampo-e-poliomielite-2228284/
A Secretaria de Saúde de Americana tem visitado resistências para avaliar a situação vacinal contra o sarampo e a poliomielite em crianças menores de 5 anos. A busca ativa começou nesta quarta-feira (7) e continua até o próximo dia 17, segundo a prefeitura. Em Hortolândia, a ação começa neste sábado.
Em Americana, o trabalho é realizado pela equipe de enfermagem e por agentes comunitários de saúde de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em áreas específicas de abrangência de cada unidade.
Este monitoramento segue uma recomendação do Ministério da Saúde e visa detectar locais onde há maior concentração de crianças que ainda não foram imunizadas.
📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
A metodologia passa pela verificação da caderneta de vacinação dos menores e pela regularização dos imunizantes faltantes, com foco nas vacinas de sarampo e poliomielite. A aplicação ocorre no próprio domicílio da criança.
De acordo com a prefeitura, na última terça, todos os enfermeiros que atuam na rede básica de saúde do município passaram por orientação com a Vigilância Epidemiológica.
Em Americana, a cobertura atual contra a poliomielite em crianças de até 5 anos é de 97,7%, enquanto a cobertura contra o sarampo, na mesma faixa etária, está em 102,8%. O Ministério da Saúde recomenda que os municípios atinjam pelo menos 95% de cobertura vacinal para ambas as doenças.
Hortolândia
Em Hortolândia, neste sábado, as equipes das UBSs Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Figueiras, Orestes Ôngaro, Parque do Horto, Santa Clara e São Jorge vão percorrer quatro ruas das suas respectivas regiões de abrangência, a partir das 8h.
Cada equipe deverá fazer a busca ativa de 24 crianças. A meta para Hortolândia foi estipulada pelo Governo de São Paulo, que ainda informou que a população infantil de seis meses a menos de 5 anos do município é de 13.397 crianças.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!
A prefeitura solicita que os moradores recebam as equipes. Os agentes vão se identificar e se locomover pelas regiões com veículo, também identificado, da Secretaria de Saúde.
A ação prossegue nos dois sábados seguintes. No dia 17, o monitoramento será realizado pelas equipes das UBSs Amanda I, Amanda II, São Bento e Taquara Branca. Por fim, no dia 24, os agentes das UBSs Adelaide, Jardim Esmeralda, Novo Ângulo, Nova Europa, Rosolém e Santiago percorrerão as ruas de suas áreas de abrangência.
A Secretaria de Saúde salienta que as crianças que, porventura, não forem visitadas pelas equipes também poderão receber as vacinas faltantes. Basta as famílias ou os responsáveis levarem as crianças à UBS mais próxima de onde moram ou de referência. As vacinas do Calendário Nacional de Imunização estão disponíveis nas UBSs do município.
Santa Bárbara
Conforme o LIBERAL havia noticiado, a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste realizou a mesma ação no último sábado, quando visitou 333 residências e imunizou 21 crianças após identificação de atraso na situação vacinal.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!