Sancetur deve atingir 35 linhas até segunda-feira

Contrato emergencial com a Sancetur deveria entrar em vigor a partir deste sábado, mas atividade foi antecipada


Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Sancetur assumiu transporte no dia 12 de novembro com 14 linhas

A partir deste sábado, dia originalmente previsto em decreto para o início da operação da Sancetur, o transporte público de Americana precisa funcionar exatamente conforme o contrato. Segundo informações da prefeitura, o número estipulado de linhas para o fim de semana será seguido e, na segunda-feira, as 35 linhas da cidade estarão em funcionamento. Até esta sexta, 31 linhas estavam sendo atendidas com 72 ônibus. O contrato prevê 80 coletivos em circulação.

Contratada emergencialmente após o rompimento do contrato com a antiga concessionária, a VPT (Viação Princesa Tecelã), a Sancetur havia informado na licitação que teria capacidade de assumir o transporte em 10 dias após a assinatura do contrato, ocorrida em 24 de setembro.

O decreto de rompimento do contrato estipulava, entretanto, que a empresa assumiria o serviço somente em 1° de dezembro. Antes disso, porém, diante de paralisações de motoristas da VPT – que temiam ficar sem salário após o mês trabalhado –, a Sancetur assumiu o transporte no dia 12 de novembro com 14 linhas, as principais. O número foi subindo gradativamente conforme os coletivos ficavam prontos e motoristas eram contratados.

De acordo com a Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário) a empresa informou que neste sábado, 1º de dezembro, o transporte público funcionará com a mesma quantidade de carros e linhas que operava a VPT aos sábados.

Também em nota, a prefeitura disse que a Sancetur deve seguir o decreto que estipula que os créditos comprados pelos usuários com a empresa anterior, armazenados no cartão Mais Americana, devem ser aceitos durante os 30 primeiros dias de operação. Dessa forma, o cartão antigo será aceito pela empresa nova até o dia 12 de dezembro.

Já o cartão Sou Americana, para uso na nova empresa, pode ser emitido gratuitamente no guichê da empresa, localizado no segundo piso do Terminal Metropolitano de Americana.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!