Sacolas da coleta seletiva de Americana voltam a ser produzidas

O município havia interrompido a produção por falta de matéria prima e os interessados não conseguiam aderir à coleta de recicláveis


Depois de sofrer com a falta de material base para a fabricação das sacolas da coleta seletiva, o município de Americana mudou a matéria prima e agora voltou a produzir o material que é distribuído para a população que adere o programa. A sacola é usada pela prefeitura para identificar os materiais recicláveis que serão recolhidos pela coleta seletiva.

A informação é do gestor ambiental e responsável pelo Programa de Coleta Seletiva da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Eurípedes Fante Raymundo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana
À esquerda, sacola confeccionada com lona de outdoor, ao lado de pá de lata de e sacola feita com saco de farinha, confeccionadas pela prefeitura

Antes, o objeto era confeccionado com lonas de outdoor de empresas de publicidade que colaboravam com a iniciativa municipal, doando o que não utilizavam mais e iria para o descarte regular. Assim que pararam com as doações, a Prefeitura de Americana precisou procurar outra alternativa e agora as sacolas são feitas com sacos de farinha usadas para a fabricação de pães nas padarias, que também encaminham o material sem custos para a administração.

Durante o período de ausência das sacolas, os moradores não conseguiam aderir à campanha da coleta seletiva em Americana, que é opcional, justamente por não terem onde deixar o material reciclável.

Para aderir à campanha, os americanenses precisam contatar o SAC do município e realizar o cadastro. Em seguida, o interessado recebe uma dessas sacolas retornáveis em casa e um folheto com mais orientações sobre a campanha.

A coleta dos materiais recicláveis é realizada de segunda a quinta-feira, das 6h às 15h, e de sexta-feira, sábado e feriados, das 6h às 12h, com escala diária para que o caminhão passe em todos os bairros do município. 

Clique aqui para conferir em que dias ele passa nos bairros da cidade. Para aderir à coleta e tirar dúvidas, o telefone disponível é (19) 3475-9024.

* Estagiária Maíra Torres sob supervisão de Talita Bristotti

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora