22 de abril de 2021 Atualizado 23:55

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Retomada do abastecimento ocorre ‘como o previsto’, diz DAE

Obra de interligação do novo ponto de captação foi concluída com pouco mais de 6 horas de atraso

Por André Rossi

03 mar 2021 às 07:59

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana informou no final da tarde desta terça-feira (2) que a retomada do abastecimento na cidade vem ocorrendo “como o previsto”. A captação ficou interrompida das 4 horas da manhã de segunda-feira até a 0h45 de terça-feira.

A paralisação foi necessária para que o DAE executasse a interligação da nova captação de água bruta do Rio Piracicaba. O serviço estava previsto para terminar às 18 horas de segunda, mas teve um atraso de pouco mais de seis horas.

Nova Captação de Água – Foto: Susy Coutinho / Prefeitura de Americana

O LIBERAL questionou o DAE sobre o que causou, exatamente, o problema. A autarquia enviou uma nota, na qual se esquiva e não detalha os motivos.

“Houve, de fato, um atraso de seis horas na conclusão do serviço, que por si só já levaria 14 horas para ser concluído. O importante foi ter sido concluído e os benefícios que a nova captação de água trará para a população de Americana”, disse o departamento.

Com o fim do serviço, o DAE voltou a bombear água para a cidade. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado completamente em dois dias. Nesta terça-feira, alguns bairros já registravam o retorno da água.

De acordo com a autarquia, a próxima etapa será a avaliação de estanqueidade (verificação de vazamentos na nova tubulação) da parte nova e testes hidrostáticos de bombeamento de pressão. Os testes estão programados para ocorrer a partir de 8 de março.

Publicidade