28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Resultados de exames PCR feitos no HM serão retirados nos postos de saúde

Com a mudança, pacientes não precisarão mais esperar por atendimento em linha congestionada em busca de orientações e nem retornar ao HM

Por Marina Zanaki

13 de maio de 2021, às 16h54 • Última atualização em 13 de maio de 2021, às 16h55

A Secretaria de Saúde de Americana alterou o protocolo de entrega de resultado de exames PCR do novo coronavírus (Covid-19) realizados no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Desde terça-feira (11), os laudos passaram a ser emitidos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Até então, o paciente precisava retornar ao Hospital Municipal para requerer o laudo do exame. Para saber se o resultado estava pronto, era necessário ligar em um número de celular que permanecia com a linha congestionada por longos períodos.

Isso porque era nesse mesmo telefone que os pacientes com o resultado em mãos, seja negativo ou positivo, ligavam para esclarecer dúvidas sobre sua conduta em relação ao trabalho e outras atividades.

Com a mudança proposta pela Secretaria de Saúde, os pacientes são orientados a procurar a UBS mais próxima de sua residência. O resultado poderá ser recebido nos postos de saúde e a enfermeira responsável pela unidade também passará as orientações ao paciente.

A alteração vai evitar o retorno dos pacientes até o HM e facilitar o acesso às informações, que não ficarão dependentes da linha de celular.

Todos os exames PCR coletados na rede pública de Americana são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado leva de 10 a 12 dias para ficar pronto.

Publicidade