19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

EDUCAÇÃO

Recadastramento para vagas em creches acaba nesta sexta

Pais ou responsáveis que já inscreveram os filhos em alguma unidade devem confirmar o interesse pela vaga e atualizar os dados cadastrais

Por Da Redação

22 de outubro de 2019, às 17h05 • Última atualização em 22 de outubro de 2019, às 20h12

A Secretaria de Educação de Americana realiza até sexta-feira (25) o recadastramento de vagas em creche. Os pais ou responsáveis que já inscreveram os filhos em alguma unidade devem confirmar o interesse pela vaga e atualizar os dados cadastrais, segundo a prefeitura.

A reinscrição, que foi iniciada no dia 16, teve procura inferior ao número de crianças inscritas. “Das 1.800 crianças inscritas, 600 foram confirmadas até o momento, ou seja, um terço”, afirmou a secretária de Educação, Evelene Ponce Medina, por meio de nota distribuída pela prefeitura à imprensa.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

O recadastramento deve ser feito de segunda a sexta, das 8 às 16 horas, na unidade onde a criança já está inscrita. “Com o recadastramento queremos atualizar a real demanda por vagas em creches no município. Vale lembrar que o não comparecimento acarretará a exclusão dos inscritos da fila de espera”, esclareceu Evelene. Atualmente, a Americana atende 4.427 crianças em idade de creche.

Os documentos necessários para o recadastramento são:

  • Comprovante de endereço (original e cópia);
  • Comprovante de trabalho da mãe, que pode ser carteira de trabalho (original e cópia das páginas da folha de rosto, dados pessoais e último contrato de trabalho) ou declaração de trabalho do empregador (registrada em cartório) ou declaração de autônoma (registrada em cartório)

O objetivo do recadastramento é dimensionar a demanda por uma vaga em creche e descobrir quem de fato ainda tem interesse.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Cartaz na sede da Secretaria de Educação, na Escola Heitor Penteado, traz aviso sobre o recadastramento para creches municipais

É que, segundo a prefeitura, quando os profissionais da Educação chamam os familiares para que a criança ocupe uma vaga aberta, não é raro descobrir que eles desistiram por que pagaram uma creche particular ou mudaram de cidade, por exemplo.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Em alguns casos, porém, a prefeitura sequer consegue contato com a família, por causa de telefones e endereços desatualizados. Por isso, a demanda pode estar superestimada, e a secretaria resolveu fazer o recadastramento.

Publicidade