25 de abril de 2024 Atualizado 18:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

FISCALIZAÇÃO

Radares da Rua Florindo Cibin começam a multar nesta quarta

Equipamentos serão avaliados pelo Ipem nesta terça e, se não houver imprevistos, poderão entrar em operação

Por Rodrigo Alonso

15 de março de 2022, às 07h45

Os radares de controle de velocidade instalados na Rua Florindo Cibin, em Americana, começam a multar nesta quarta-feira, segundo a prefeitura.

Isso porque os equipamentos, que estão próximos ao número 4.288, nos dois sentidos, passarão pela verificação metrológica do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) nesta terça.

Motoristas que ultrapassarem 60 km/h serão multados – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O instituto vai, basicamente, analisar se a medição dos aparelhos está correta. Se não houver imprevistos, os instrumentos, instalados no local desde 25 de janeiro, já entrarão em operação nesta quarta.

A partir do momento que os radares entrarem em funcionamento, motoristas que transitarem pelo trecho em velocidade superior a 60 km/h serão multados.

Também nesta terça, a partir das 9 horas, o Ipem vai avaliar os radares da Avenida Comendador Thomaz Fortunato, situados na altura do número 2.700, nos dois sentidos; e da Rua Orlando Dei Santi, no número 163, sentido Centro/bairro.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo com o instituto, essa verificação precisa ser feita uma vez por ano ou sempre que o aparelho passar por alguma mudança, conforme portaria do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

A análise leva de 20 minutos até uma hora. Em caso de chuva, o trabalho é cancelado. A ação envolve os fiscais do Ipem e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Se aprovado, o equipamento recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, o instituto notifica a empresa fabricante a corrigir o erro e interdita o radar. Em Americana, o serviço será realizado pela regional de Piracicaba.

Publicidade