24 de abril de 2024 Atualizado 11:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Rachaduras assustam moradores do Jardim Brasil

Fissuras apareceram após problema com encanamento na rua, dizem vizinhos

Por George Aravanis

11 de janeiro de 2020, às 08h31 • Última atualização em 11 de janeiro de 2020, às 16h55

Rachaduras em casas da Rua Thomaz Panaro, no Jardim Brasil, em Americana, têm assustado moradores. Eles temem que as fissuras avancem e comprometam mais a estrutura das residências. Além das fendas nos muros e pisos das garagens, a calçada tem afundado, o que provocou até um desnível entre o muro e a estrutura metálica que suporta as telhas de uma das residências.

As rachaduras foram constatadas pelo LIBERAL em duas casas. É possível colocar um dedo em parte da fenda. Os moradores dizem que o problema atinge até mais quatro moradias na rua.

Eles pediram ao DAE que tome providências, mas afirmam que o órgão já respondeu que não vai resolver o problema.

Foto: João Carlos Nascimento / O LIBERAL_7.1.2020
Rachadura em muro apontada pelo aposentado Antônio Constante Furlan na Rua Thomaz Panaro, na última terça-feira

Tudo começou em 2016. Segundo o aposentado Antônio Constante Furlan, de 71 anos, naquele ano, quando a empresa Comgás passava o encanamento de gás pela rua, a tubulação de esgoto foi atingida e houve um vazamento.

Um grande buraco tomou parte da rua. Cerca de nove meses depois, afirma o aposentado, começaram a surgir as rachaduras, que em 2019 se intensificaram. Moradores acreditam que a infiltração causada pelo problema com o esgoto foi a causa das fendas nos muros e nos pisos.

Antônio e sua vizinha, Aparecida de Fátima Rodrigues da Silva, de 62 anos, dizem que os reparos necessários ficariam em torno de R$ 6 mil. Segundo eles, um ano depois de ser avisado sobre as brechas nas casas, o DAE respondeu que não iria providenciar os reparos. Eles estudam entrar na Justiça para garantir o pagamento. “A rachadura do piso está entrando na parede da sala”, conta Fátima.

Antônio teme o perigo que a situação pode provocar. “Entre minha casa e a da vizinha, tem o muro e a estrutura metálica que apoia a telha, ali já abaixou uns 10 centímetros. O muro está afundando”.

A Comgás enviou uma equipe ao local na quarta-feira, após ser procurada pelo LIBERAL. A assessoria de imprensa da empresa informou que investigará o caso e, se houver irregularidade por parte da empresa, adotará as providências necessárias. O DAE informou que vai aguardar o laudo da Comgás para se manifestar.

Publicidade