25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Reforço

Quatro mil idosos de Americana poderão receber 3ª dose já em setembro

Dos 41 mil moradores acima de 60 anos vacinados em Americana, só 10% completaram esquema vacinal há pelo menos seis meses

Por Pedro Heiderich

29 de agosto de 2021, às 07h55

Quatro mil idosos poderão receber a terceira dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19) no mês de setembro, em Americana. O Governo do Estado anunciou na última quarta-feira (25) que a partir de 6 de setembro vai aplicar dose de reforço de qualquer vacina nos idosos que já finalizaram a imunização há pelo menos seis meses.

Idosos de 80 anos receberam a 1ª dose em março deste ano em Americana – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_01.03.2021

Em Americana, 41 mil idosos já foram vacinados. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, há aproximadamente 38.600 moradores acima de 60 anos que já tomaram a segunda dose. Entretanto, a maioria não poderá receber a dose de reforço já no próximo mês por não atingirem o intervalo necessário de seis meses da aplicação da segunda dose. 

“Com seis meses de vencimento da segunda dose são aproximadamente 870 idosos para o dia 9 de setembro, além de 3.130 idosos com seis meses de vencimento entre os dias 10 e 30 de setembro”, detalha a pasta.

Ou seja, 4.000 idosos estarão aptos a tomar a terceira dose ainda em setembro. Por enquanto, Americana não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a terceira dose.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

As outras prefeituras da RPT (Região do Polo Têxtil) também foram indagadas sobre a quantidade de idosos que podem tomar a terceira dose. De acordo com a Secretaria de Saúde de Sumaré, 31.410 idosos já receberam as duas doses do imunizante, todos há mais de seis meses.
Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste não enviaram retorno.

O anúncio do governo estadual aconteceu horas antes de o Ministério da Saúde divulgar a aplicação da terceira dose em maiores de 70 anos e imunossuprimidos a partir de 15 de setembro. No caso do segundo grupo, devem ter tomado a segunda dose, no mínimo, há 28 dias. 

A prefeitura não soube estimar a quantidade de imunossuprimidos em Americana que estariam aptos a tomar a terceira dose no dia 15 de setembro.

“Esse grupo é inserido no sistema junto ao grupo geral de comorbidades. Nesse caso, fica impraticável mensurar apenas os imunossuprimidos separadamente”, alega a Vigilância Epidemiológica.

Publicidade