18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

AMERICANA

Quatro empresas vão apresentar estudos para cemitério particular em Americana

Interessadas devem apresentar o projeto completo em até 60 dias; modelo é alternativa para os cemitérios municipais

Por André Rossi

01 de outubro de 2020, às 08h03 • Última atualização em 01 de outubro de 2020, às 08h23

Cemitério da Saudade tem 10 mil sepulturas e não pode ser expandido – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal.JPG

Quatro empresas vão apresentar estudos técnicos para pleitear a construção de um cemitério particular em Americana. O edital sobre a concessão foi publicado nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da cidade.

Entre as empresas, estão Sanches e Sanches Holding, Cemara, Bom Pastor e Ordem Imaculada São Jorge Investimentos. Elas devem apresentar o plano de trabalho dentro de 15 dias, mas o estudo completo e detalhado pode ser entregue em até 60 dias.

O teto para ressarcimento pelos estudos é de R$ 580 mil. O montante terá de ser pago pela empresa vencedora da licitação para a empresa cujo estudo serviu de base para o termo de referência da licitação.

“O Poder Público não assumirá nenhum ônus”, avisou a prefeitura em edital do dia 5 de setembro.

Inicialmente, a Sanches e Sanches Holding havia demonstrado interesse em implantar um cemitério particular. Diante disso, a prefeitura abriu um período de 15 dias para que demais interessados também apresentassem estudos para o mesmo fim.

Em março deste ano, o vereadores aprovaram um projeto de lei do prefeito Omar Najar (MDB) para autorizar a implantação de cemitérios particulares. Uma emenda garante ainda a autorização para instalação de crematórios para corpos humanos e de animais.

A intenção da prefeitura é criar alternativas para os dois cemitérios municipais. O da Saudade conta com 10 mil sepulturas e não é possível expandi-lo. Já o do Parque Gramado também tem capacidade limitada, segundo a justificativa do projeto.

De acordo com dados do Informativo Sócio-Econômico da Prefeitura de Americana, foram realizados 1046 sepultamentos no Parque Gramado em 2019. Já o Cemitério da Saudade teve 657 enterros.

O LIBERAL questionou a prefeitura nesta quarta-feira sobre a capacidade e ocupação atual dos cemitérios, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.

Publicidade