07 de agosto de 2020 Atualizado 08:07

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

LICITAÇÃO

Pronto Atendimento do Zanaga terá pediatra todos os dias

Secretaria de Saúde de Americana vai contratar empresa para fornecer 46 funcionários; os servidores serão remanejados para o novo pronto-socorro do HM

Por Marina Zanaki

03 dez 2019 às 20:26 • Última atualização 04 dez 2019 às 10:51

O PA (Pronto Atendimento) do bairro Antonio Zanaga, em Americana, passará a contar com um pediatra todos os dias, em atendimentos diurnos. Atualmente, há um profissional nessa especialidade apenas duas vezes por semana na unidade.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

A mudança vai ocorrer a partir da contratação de uma empresa para gestão “parcial e compartilhada” do PA Zanaga. O edital da licitação foi publicado nesta terça-feira (3). A Secretaria de Saúde prevê contratar empresa para fornecer 46 profissionais, entre médicos, equipe de enfermagem, recepção e limpeza.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
PA do Zanaga terá pediatra todos os dias após terceirização

Os servidores que atuam hoje no PA Zanaga serão remanejados para completar o novo pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, “prestes a ser inaugurado”, de acordo com a prefeitura.

A Secretaria de Saúde informou que, por meio da contratação, o atendimento à população será “otimizado”. “A principal mudança será no contexto da gestão, com a possibilidade da ampliação no atendimento em pediatria, bem como o fim das ausências de médicos devido às faltas sem prévia reposição, uma vez que a empresa deverá suprir de imediato a vaga nos plantões em virtude de falta médica”, afirmou a secretaria.

Os usuários do PA Zanaga sofrem com frequência por conta do atendimento prejudicado. Quando ocorre a falta de um dos dois profissionais escalados para o plantão, o que comparece fica de prontidão para casos de urgência e emergência. Os demais pacientes são orientados a buscar o HM ou retornar após a troca de plantão.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Desde 2017, a prefeitura possui contrato com a Hygea Gestão e Saúde para fornecimento de médicos para o Hospital Municipal. A Secretaria esclareceu que utiliza “esporadicamente” um médico plantonista dessa empresa para cobrir faltas no PA Zanaga. Isso ocorre quando a falta é avisada com antecedência ou há férias programadas.

Licitação

O edital prevê o preço máximo de R$ 7 milhões para a contratação e a vencedora será a que apresentar o menor valor global. A disputa será por meio de pregão presencial.

A empresa deverá fornecer quatro plantonistas de clínica geral (dois para o período diurno e dois para noturno), um médico pediatra, 10 enfermeiros, 15 técnicos em enfermagem, seis recepcionistas, seis auxiliares de limpeza, um farmacêutico e um assistente comercial, além de um médico e um enfermeiro para atuarem como responsáveis técnicos.

O edital veda que a contratada “terceirize” o atendimento por meio de outra empresa.

A Secretaria de Saúde e a Fusame (Fundação Saúde de Americana) vão realizar a fiscalização da gestão da unidade. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado.