abastecimento
Promotor cobra explicações de Americana sobre despejo de efluentes em Nova Odessa
Denúncia partiu do vereador de Nova Odessa Cabo Natal (Avante), que identificou o descarte próximo à estação da cidade
Por Cristiani Azanha
10 de novembro de 2023, às 08h25 • Última atualização em 10 de novembro de 2023, às 08h26
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/americana/promotor-cobra-explicacoes-de-americana-sobre-despejo-de-efluentes-em-nova-odessa-2059503/
O promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do MP (Ministério Público) cobra explicações de Americana sobre a denúncia de despejo de efluentes próximo à Estação de captação de água do bairro Santo Ângelo, em Nova Odessa.
Ele considera que já foi possível a instauração de procedimentos administrativos e um dos questionamentos diz respeito as autuações administrativas por parte Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Carioba que ocorreram quatro vezes: em abril e outubro de 2022, além de março e setembro deste ano, devido ao não licenciamento.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
O promotor também quer saber se a estação americanense tem uma relação com o suposto descarte de efluentes em Nova Odessa.
A denúncia partiu do vereador de Nova Odessa Cabo Natal (Avante), que identificou o descarte próximo à estação da cidade, no último sábado (4).
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
A Coden, responsável pelo abastecimento em Nova Odessa, chegou a suspender a captação, que foi retomada nesta quarta.
O promotor também oficiou o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana para que no período de dez dias encaminhe um documento informando quais providências foram adotadas para sanar irregularidades constatadas e atuadas pela Cetesb.
Em relação às denúncias do vereador, Castanheiro pediu para esclarecer e comprovar em quais locais ocorrem lançamentos clandestinos de efluentes domésticos ou industriais.
Caso tenha sido identificado algum problema, o promotor questiona quais as providências adotadas pelo DAE de Americana para saná-los e qual o prazo para resolver o problema.
Em nota, o DAE disse que já solicitou laudo à equipe técnica responsável pela manutenção e operação da estação e aguarda o retorno.
A Cetesb antecipou que efetuará as fiscalizações de sua competência de eventuais infrações ambientais.