24 de fevereiro de 2021 Atualizado 22:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Em Americana

Projeto quer obrigar empresa de ônibus a fornecer aplicativo de celular

Ideia é dar acesso ao usuário sobre horários, linhas disponíveis e a localização em tempo real dos veículos

Por André Rossi

03 fev 2021 às 18:28

Um projeto de lei protocolado na Câmara de Americana nesta quarta-feira (3) quer obrigar as empresas de transporte coletivo da cidade a fornecerem aplicativo de celular para o usuário. Conforme já ocorre em outras cidades, a ideia é informar os horários, linhas de ônibus e localização em tempo real dos veículos.

O autor do projeto é o vereador Silvio Dourado (PL). Na prática, o texto altera a lei municipal que 2006 que versa sobre o transporte público. Caso seja aprovado, a empresa teria um prazo de seis meses para criar os aplicativos para dispositivos Android e iOS (Apple).

De acordo com o parlamentar, o objetivo do projeto é facilitar o acesso da população às informações de trajetos. Ele também acredita que essa é uma forma de aumentar a transparência no serviço.

“O alto custo associado à falta de pontualidade, à ausência de transparência e à dificuldade de acesso às informações gera grande desconforto, desconfiança e descontentamento da população”, afirmou Dourado.

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal, será discutido e votado pelos vereadores, em plenário, durante sessão ordinária. O prazo de tramitação pode chegar a 45 dias.

Licitação
A Prefeitura de Americana concluiu nesta terça-feira (3) a licitação para conceder por 15 anos o serviço de transporte público. Entretanto, um novo impasse surgiu, já que o prefeito Chico Sardelli (PV) afirmou que não vai assinar contrato com o valor da passagem R$ 5,40.

No edital em questão, não há especificação clara de que a empresa vencedora teria de fornecer um aplicativo de celular ao usuário. O que é exigido é o monitoramento da frota, em tempo real, por meio do Sistema de Controle e Monitoramento da Operação.

Publicidade