27 de fevereiro de 2021 Atualizado 00:17

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Projeto quer obrigar divulgação diária de lista de vacinados em Americana

Vereador Gualter Amado vai pedir urgência para tentar votar o texto ainda na quinta

Por André Rossi

25 jan 2021 às 17:30 • Última atualização 25 jan 2021 às 18:23

Um projeto de lei protocolado na Câmara de Americana nesta segunda-feira (25) quer obrigar a prefeitura a divulgar diariamente a lista de vacinados contra contra o novo coronavírus (Covid-19).

Além do nome completo e CPF, teria de ser informado a data de vacinação, de qual grupo prioritário a pessoa é, local de trabalho, cargo e função que ocupa.

Vereador Gualter Amado é o autor do projeto e quer regime de urgência para o mesmo – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

A autoria é do vereador Gualter Amado (Republicanos), que vai requerer regime de urgência para que o projeto possa entrar na pauta da sessão desta quinta-feira (28). Caso a urgência seja aprovada, no início da reunião, o texto poderá ser debatido em plenário pelos vereadores.

A vacinação em Americana começou na quinta-feira (21), mesmo dia em que a cidade recebeu as 3 mil doses da CoronaVac do Governo do Estado. Desde então, o município tem utilizado o “Vacinômetro” para informar o número de pessoas imunizadas, mas sem os nomes e local de trabalho.

O placar eletrônico fica no site da prefeitura e é atualizado com os dados do dia anterior até às 10 horas do dia seguinte. Neste momento, assim como em todo Estado, são vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia.

O vereador argumenta que existem denúncias em todo o país de pessoas que não fazem parte da linha de frente e, mesmo assim, foram vacinadas. Por este motivo, o parlamentar vai pedir a votação em regime de urgência.

“Acho interessante começar o mais rápido possível [a discussão do projeto]. Todos os dias recebemos ligações falando sobre quebra de fase e isso acabará com todas as dúvidas”, justificou Gualter.

Na última sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde de Americana informou que enviou ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi 200 doses de vacina, todas aplicadas no mesmo dia. Nesta segunda-feira (25), a vacinação seguirá no espaço e todos os profissionais da linha de frente serão vacinados.

“A Secretaria de Saúde esclarece ainda que todos os servidores das unidades básicas de saúde foram contemplados na primeira etapa da vacinação, sendo cerca de 300 servidores que atuam no atendimento aos usuários da rede pública”, disse a prefeitura, em nota.

Neste momento, o Vacinômetro aponta 720 pessoas imunizadas em Americana. A última atualização foi na sexta-feira e, portanto, será atualizado na terça-feira (26) com os dados desta segunda.

Questionada, a Secretaria de Saúde informou que, assim que receber a proposta de lei, caso aprovada, irá “submetê-la ao crivo jurídico e técnico para saber da sua viabilidade”.

Podcast Além da Capa
São 11 novos vereadores em Americana a partir deste ano na comparação com a legislatura que terminou em 2020. Falamos sobre o desenho que se apresenta na atuação dos parlamentares e a relação com a pandemia da Covid-19 nesse contexto.

Publicidade